quarta-feira, 27 de dezembro de 2006
Feliz Ano Novo
terça-feira, 26 de dezembro de 2006
Natal
Depois eu posto as fotos que tirei em casa dela ganhando os presentes que Papai Noel deixou na árvore da nossa casa.
segunda-feira, 25 de dezembro de 2006
sexta-feira, 22 de dezembro de 2006
Feliz Natal
domingo, 17 de dezembro de 2006
sexta-feira, 15 de dezembro de 2006
Luiza está de férias
Vejam o relatório dela, do segundo semestre:
I - ASPECTOS RELACIONADOS À SOCIALIZAÇÃO
Neste semestre Luiza avançou em vários aspectos do seu desenvolvimento. Chega bem disposta na escola e se mostra contente em estar junto dos amigos e professores. Obteve avanços significativos na sua socialização, mostrando-se mais segura e participativa nas propostas oferecidas em sala de aula. Com o seu jeito meigo e carinhoso, procura estar ao lado dos professores para fazer carinho e conversar.
II - ASPECTOS EMOCIONAIS
Seu relacionamento com o grupo está cada dia mais harmonioso. Embora seja bem aceita por todos, prefere envolver-se com o grupo de meninas para brincar nas estantes de panelinhas e no cantinho das bonecas. Aprecia brincadeiras de roda, momentos musicais e jogos cantados. Apesar disso, em alguns momentos prefere ficar observando, ao lado do adulto, os movimentos de seus colegas para depois interagir ou se reservar para criar suas próprias brincadeiras. Atualmente Luiza tem se mostrado provocadora quando deseja algo que está na posse do amigo e, com pouca freqüência, verbaliza o seu desejo. Não desiste facilmente da disputa e é persistente, sendo necessária a intervenção. Já internalizou as primeiras regras de convívio em grupo e ouve os combinados atentamente.
III - ASPECTOS COGNITIVOS
Luiza demonstra satisfação no momento da rodinha, principalmente quando as atividades são de seu interesse. Gosta de participar e, algumas vezes, se mostra tímida quando está em evidência, às vezes conta suas novidades e relata pequenos fatos com clareza. Seu tempo de atenção está adequado para sua faixa etária, pois Luiza participa com prazer das atividades pedagógicas, e o seu tempo de conclusão vem se estendendo gradativamente. Identifica e nomeia as cores primárias e secundárias. Possui facilidade para memorizar os temas trabalhados, mostrando-se comunicativa e sagaz.
IV - ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Sua motricidade fina está se desenvolvendo, Luiza gosta de envolver-se em atividades de amassar e rasgar papéis. Nas atividades de desenho demonstra pouco interesse, necessitando de incentivo para que desenhe com prazer. Utiliza materiais pastosos nos seus trabalhos, segurando o pincel adequadamente, de acordo com sua idade.
No areal explora pouco o espaço oferecido, demonstrando interesse em estar no carro grande ou no triciclo. Sobe e desce dos brinquedos com firmeza e participa das diversas brincadeiras propostas na área externa. Na hora do banho colabora ajudando a despir-se e vestir-se, ainda solicita a ajuda do adulto para calçar e descalçar meias e sapatos. Neste semestre, conseguiu controlar os esfíncteres e já usa o vaso sanitário com autonomia. Na hora do lanche, alimenta-se com o que traz de casa, conforme seu apetite.
Luiza atingiu os objetivos do grupo II e está apta para freqüentar ogrupo III ,em 2007.
Me diz se não é lindo isso? Até chorei....
sexta-feira, 8 de dezembro de 2006
quarta-feira, 6 de dezembro de 2006
Campanha estimula doação de leite humano
A campanha é feita por intermédio da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano.
A madrinha da campanha deste ano é a atriz e humorista Heloísa Périssé, que emprestou a sua imagem e a do seu bebê para ilustrar os 80 mil folhetos e os 20 mil cartazes que estão sendo distribuídos a todos os estados brasileiros
A campanha visa estimular as lactentes saudáveis a doar o excesso de leite do peito, desde que não estejam usando medicamentos que impedem a doação, bem como repassar orientações sobre os cuidados a serem tomados na hora de armazenar o leite, a técnica para a retirada e as formas de conservação e suas validades.
O gesto de doar leite humano contribui para a redução da mortalidade infantil e para a melhora da qualidade de vida dos bebês beneficiados, aqueles que necessitam do leite para sobreviver e cujas mães não conseguem amamentar ou não têm leite suficiente para atender as necessidades dos filhos. No Brasil, 75.364 mulheres doam 122.261 litros de leite humano, contemplando 109.175 bebês, anualmente, em média, tomando por base dados do período de 2003 a 2005.
*******
Relembrando
E já que estamos falando nesse assunto aproveito para republicar aqui uma foto minha, toda orgulhosa com o meu leite pronto para doação. Essa foto foi exibida originalmente nesse post aqui.
segunda-feira, 4 de dezembro de 2006
Rede
Fiz um video também:
E, para finalizar, uma foto linda que tirei nessa sessão de ontem.
*******
A seguir
Não percam o próximo post sobre a cartinha para o Papai Noel....
quinta-feira, 30 de novembro de 2006
Team Hoyt
Pesquisando no You Tube, encontrei mais um video lindo, que conta um pouco dessa história tão emocionante:
Aliás, no You Tube tem vários videos deles, se quiserem assistir clique aqui.
quarta-feira, 29 de novembro de 2006
Luta, garra e força
De acordo com o email que recebi, esse pai, vendo seu filho com uma doença degenerativa, resolveu que ele nunca ficaria preso numa cama, e passou a oferecer coisas incríveis para seu filho. Eu tentei encontrar alguma coisa na internet sobre essa história mas não achei, se alguém souber, me avisa!
O vídeo abaixo mostra pai e filho participando do Iron-man Havaí, a prova de triatlhon mais difícil da Terra. Quanto esforço e quanta dedicação, meu Deus! Não sei se eu teria tanta garra quanto esse homem.... acho que por isso chorei ainda mais, pois enxerguei nesse vídeo algumas das minhas fraquezas.
Enfim, chega de blá-blá-blá e vamos ao video. E peguem um lencinho! :o)
terça-feira, 28 de novembro de 2006
Rapidinhas
Chegando no colégio outro dia de manhã, eu tirando a Luiza da cadeirinha, ela fala:
- Mamãe, quando eu ficar gande, muito gande você deixa eu dirigir?
*******
Luiza na casa da minha mãe, ela percebe que a camisa polo que minha mãe vestia estava com dois botões abertos e fala:
- Menina, menina.... toda desabotoada!
*******
Hoje, deixando a Luiza na sala de aula. Ela me dá um beijo, como de costume e, conforme eu vou saindo, dou um tchau. As coleguinhas dela me dão tchau de volta. Ela emburra uma cara e fala:
- É MINHA mãe, não pode dar tchau....
Aí eu retruquei, disse que as amigas dela podiam sim me dar tchau. Ela fez um bico enorme e quase chorou.... Tive que me abaixar e dar uma atenção especial a ela antes de ir embora....
*****
Eventualmente, quando contrariada, Luiza cruza os braços, se vira de costas e fala:
- Não fala mais CO-MI-GO! (enfatizando cada sílaba da última palavra)
quinta-feira, 23 de novembro de 2006
Tem alguém aqui com saudades da Luiza??
Enfim... no dia 11/11 fomos à festinha da Letícia e eu levei a câmera!!
A Luiza se esbaldou nessa festa. Primeiro porque reencontrou os amigos Vinícius (que ela ama de paixão...rs) e Alice. Vocês precisavam ver que gracinha a o Vinícius subindo com ela na escada do brinquedão, todo protetor, ajudando ela a subir no escorrega... um fofo! Acho que é por isso que ela se apaixona por ele. E também porque ele tem uns olhos azuis liiiindos...rs
Além disso ela adorou brincar no "Cai-cai". Nunca imaginei que ela fosse achar graça naquilo! Muitas crianças da idade dela também sentaram lá no banquinho e ficaram esperando ansiosas pelo mergulho na pisicina de bolas. Fiz até um vídeo da Luiza caindo que pode ser visto no final do post. E outro brinquedo que ela quiz andar e me surpreendeu foi no touro mecânico. É lógico que o rapaz que estava operando o brinquedo colocou uma velocidade bem devagar para ela curtir um pouco.
E no final da festa, adivinha quem chegou para buscar a Luiza? Ela saiu de lá exausta e feliz pois estava indo dormir com o papai e passar e domingo com ele.
Mattel retira bonecas Polly do mercado nos EUA e faz recall no Brasil, devido a acidente
De acordo com a entidade. as três crianças sofreram perfurações intestinais e foram submetidas a cirurgias. A entidade alertou, ainda, que os consumidores devem contatar a Mattel para efetuar a devolução das bonecas e, em troca, receber um vale com direito a substituição de brinquedo ao gosto do consumidor, no mesmo valor.
No Brasil, a empresa informou que a partir desta quarta-feira será iniciado um recall com o objetivo de retirar do mercado os produtos provenientes de um lote fabricado até abril do ano passado, nos Estados Unidos, e que podem provocar eventuais acidentes. O recall abrange quatro modelos: Polly Pronta Num Click; Lila Loja Urbana (Linha Moda Num Click); Lea Loja Esportiva (Linha Moda Num Click); e Shani Loja Zen (Linha Moda Num Click). Até o momento, segundo a assessoria de imprensa da empresa, nenhum acidente com bonecas Polly foi registrado no Brasil.
A Mattel informa que o acidente ocorreu com as roupinhas magnéticas das bonecas de plástico, cujos imãs acabaram se soltando. No caso das bonecas de silicone - e das de plástico, fabricadas após abril de 2005 - o defeito não teria se verificado.
Os consumidores que desejarem obter mais informações sobre o recall poderão ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente da Mattel (0800-7701-207) ou acessar o site www.pollypocket.com.br
fonte: O Globo online
quarta-feira, 22 de novembro de 2006
Você me conta uma história?
A importância do mundo da fantasia
Quantas vezes, ao final do dia, nossos filhos nos pedem que lhes contem histórias? Provavelmente, nesse momento, nos lembramos do imenso mundo de fantasias dos contos narrados por nossos pais, e não desejamos que nossos filhos sejam privados desse prazer.
A importância dessa prática, que tem sido realizada de forma intuitiva por várias gerações, foi confirmada nas últimas décadas. Estudos demonstram que o conto infantil tem um impacto positivo nas diversas áreas de desenvolvimento da criança.
Primeiro, ao se aproximar do filho para ler uma história, o pai partilha com ele um grande momento de intimidade e intercâmbio afetivo. A criança percebe nesse instante que todas as prioridades do mundo dos adultos são adiadas, e que ele é o centro e receptor da atenção e do carinho do pai.
Segundo, por meio da narração de histórias os pais têm a oportunidade de dramatizar e transmitir mensagens específicas aos filhos, com conteúdos emocionais, valores e condutas. Essa forma de comunicação é entendida pela criança como uma aproximação do adulto à sua linguagem e às suas necessidades, dividindo com ele a alegria do conto.
Terceiro, a maior parte dos contos, principalmente os tradicionais como o "Chapeuzinho Vermelho", "Pequeno Polegar" e "Joãozinho e Maria", permite á criança ver seus próprios medos e conflitos projetados na narrativa. A conclusão aparece com uma solução, um final feliz que libera o medo: o pequeno ser resolve suas dificuldades. A ordem se restabelece e a criança se sente novamente segura e satisfeita. Quando a criança é pequena, é importante que essas histórias sejam lidas por um adulto bem próximo. Sua presença e mediação a tranqüilizam, tornando mais tolerante a angústia gerada pela história.
Em quarto lugar, os contos estimulam a fantasia das crianças. Por meio deles, elas são capazes de imaginar outras realidades, conhecer seres poucos convencionais, transgredir códigos e regras estabelecidas. Com essa prática, elas, pouco a pouco, começam a criar suas próprias aventuras e personagens, reforçando assim sua liberdade criativa e auto-estima.
Por último, o hábito de narrar e ler histórias desenvolve nas crianças importantes aptidões para a linguagem e o conhecimento, o que lhes permite construir uma base sólida no decorrer da sua experiência escolar. Um exemplo disso é a capacidade que elas demonstram aos descrever o que aconteceu na história, tendo o tema central como base, dando coerência ao relato. As crianças são capazes de dar seqüência aos eventos (o que aconteceu primeiro e depois), estabelecer relações de causa e efeito e adquirir uma linguagem rica e complexa.
Algumas sugestões para formar crianças leitoras
- Criar o hábito da leitura. Essa tarefa deve ser realizada todos os dias e na mesma hora. O momento ideal é antes de dormir.
- A criança deve sentir que o tempo dedicado à leitura é importante. Não é bom dividí-lo com outras atividades.
- Apreciar esse momento mágico com a criança, transmitindo a ela fantástica experiência.
- Selecionar os contos de acordo com a idade e o interesse da criança. A maioria dos livros fornece esta recomendação aos leitores.
- Dar à criança a oportunidade de escolher a história que deseja ser lida ou narrada.
- Fazer com que elas se identifiquem com os personagens, permitir que interrompam a narração para perguntar ou comentar alguma coisa e dar-lhes a oportunidade de contarem o final.
- Ser um exemplo. É muito mais fácil que a criança crie o hábito da leitura vendo seus pais lendo e tendo acesso aos livros dentro de casa.
BIBLIOGRAFIA:
"A importância do ato de ler", de Paulo Freire. São Paulo, Cortez / Editora Cortez Autores Associados, 1982, 96 p.
"Como incentivar o hábito da leitura", de Richard Bamberger (Editora Ática) São Paulo. Cultrix, 1977.
fonte: www.discoverykidsbrasil.com
terça-feira, 21 de novembro de 2006
Amamentação em público
Mulheres protestam em aeroportos americanos a favor da amamentação
WASHINGTON - Centenas de mães que amamentam protestaram nesta terça-feira em aeroportos dos Estados Unidos contra a decisão de uma aeromoça de tirar uma mulher de um avião, incomodada porque estava alimentando a filha no peito.
As mães e outros manifestantes se reuniram em frente aos escritórios da companhia Delta Airlines em 33 aeroportos para expressar seu mal-estar com o incidente e para chamar a atenção da população para a importância do aleitamento, afirmaram os organizadores do protesto.
"Há mulheres caminhando pelas ruas deste país mais decotadas que qualquer mãe que amamente", disse à AFP Ashley Clark, que participava da manifestação no aeroporto internacional JFK de Nova York.
"Não há problema quando (o seio) quase está saltando e, no entanto, as mulheres que estão fazendo algo completamente natural, alimentando seus filhos, são afetadas", acrescentou.
O incidente que deu origem ao protesto ocorreu em 13 de outubro passado e envolveu Emily Gillette, mãe de 27 anos que estava alimentando a filha de 22 meses em um vôo da Freedom Airlines, cuja decolagem atrasou três horas.
Uma aeromoça da companhia, uma linha regional da Delta, pediu a Gillette que se cobrisse com uma manta, pedindo em seguida a ela que deixasse o avião quando se negou a fazê-lo. Gillette estava em um assento junto à janela, no fundo do avião e do lado do marido, enquanto alimentava a filha.
A Freedom Airlines se desculpou publicamente pelo incidente e acrescentou que a aeromoça que pediu para que a mulher descesse do avião havia sido punida.
fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/2006/11/21/ult32u15429.jhtm
quinta-feira, 16 de novembro de 2006
Símbolo da amamentação
A revista Mothering lançou recentemente uma campanha para escolher um símbolo que representasse o ato de amamentar. Vários símbolos foram enviados e, entre doze finalistas, finalmente um símbolo foi escolhido.
A idéia da criação desse símbolo é difundir a prática da amamentação e integrá-la na sociedade como algo natural, público, cotidiano. Os estabelecimentos que usarem esse símbolo estarão dando as boas-vindas às mulheres que estão amamentando ou que, separadas do seu bebê, querem retirar seu leite.
O símbolo foi desenhado por Matt Daigle, que é um desiger gráfico, cartunista e pai do Hayden, de um ano. O logo tem copyright disponível livre. Mais informações (em inglês), clique aqui.
quarta-feira, 15 de novembro de 2006
terça-feira, 14 de novembro de 2006
Sobre o último feriado
Nós viajamos na 5a. feira de manhã, no dia do feriado de Finados. Fizemos uma ótima viagem e a Luiza dormiu praticamente a viagem toda. Assim que chegamos no hotel (o mesmo para onde fomos no último carnaval), a Luiza logo reconheceu o lugar e já passou a se sentir em casa. Olhou pra mim e para minha mãe e falou assim "Eu vou na praia, tá bom?". E foi andando até a praia, olhou a areia e voltou...kkk.
Depois que nos acomodamos no quarto ela quis ir pra piscina. Dessa vez foi uma maravilha pois ela já está acostumada com a bóia e, como a piscina tinha uma escada interna, ela pode entrar e sair sozinha à vontade. Logo em seguida ela almoçou e foi andar de charrete com o Victor.
À tarde um solzinho tímido apareceu e corremos para a praia. Ainda não foi dessa vez que ela perdeu o medo do mar, mas pelo menos não ficou desesperada quando me viu entrando.... da outra vez ela ficou apavorada quando eu entrei... vai ver que ela pensou que o mar ia me engolir...rs
No dia seguinte ficamos na piscina de manhã. À tarde fomos fazer o safari que tem no hotel. Dessa vez foi muito divertido porque meu pai foi também e ficou APAVORADO com o dromedário que insistia em enfiar a cabeça no nosso carro. Demos muitas risadas. Depois a Luiza falava assim: "Eu não gostei do camelo, só da zebra que eu gostei!". kkkk
No dia seguinte alugamos um carrinho elétrico. Fomos visitar a fazendinha do hotel e dar um passeio pela área das casas. A Luiza adorou dirigir o carrinho, ficou "se sentindo"....
Durante esse feriado, à noite, ela jantava por volta das 19hs. Depois disso eu ficava com ela no bar do hotel até a hora do jantar dos adultos. Nessa hora ela ficava brincando com todo mundo, se mostrou super simpática e carinhosa com todos.
Quando eu ia jantar, por volta ds 21hs ela já estava começando a ficar cansada, mas aguentava bem até o final do meu jantar. Logo em seguida eu tinha que subir com ela para a quarto, pois ela ia ficando muito enjoadinha.
Foi um feriado maravilhoso, apesar de não ter feito sol. Pude curtir a Luiza 24hs, dormir à tarde com ela (ô coisa boa), descansar e me divertir com minha família.
*******
Aniversário da mamãe
É hoje pessoal!! Aproveitem para visitar meu novo blog: http://flavoli.blogspot.com
quarta-feira, 8 de novembro de 2006
Dicas de site, blogs etc
-
Saúde mãe-pai-bebê - escrito pelo Dr. Marcus Renato Carvalho, pediatra que também mantém o (excelente) site Aleitamento.com
- Gestação e Parto com Cuidado - escrito pelo meu obstetra, Dr. Francisco Villela
Os dois são atualizados pelo menos uma vez por semana e têm RSS, o que facilita bastante a leitura.
segunda-feira, 6 de novembro de 2006
O desmame completo
Aconteceu no dia 30/10, há extamente uma semana. Foi assim, do nada, que eu resolvi desmamar definitivamente a Luiza. Ela só estava mamando uma vez ao dia na hora de dormir. Quando dormia com o Juvenil ou quando a babá botava ela para dormir porque eu iria chegar tarde ela dormia numa boa sem mamar. Eu já vinha ensaiando esse desmame algumas vezes mas ela sempre oferecia resistência e eu acabava cedendo. Eu achava talvez que ela não estivesse preparada para isso mas agora percebo claramente que eu é que não estava.
Até que na segunda-feira passada eu falei que ela não iria mais mamar, que ela já não era mais um bebê, que quando ela dormia com o papai ela não mamava etc e tal. Ela chorou. Bastante até. E soltou a seguinte pérola: "Eu estou com foooooooomeeeeee!". Cara, como ela sabia que esse era o meu ponto fraco?? Putz, quase retrocedi mas falei: "Se você está com fome nós vamos na cozinha fazer um lanche.". E foi então que ela pediu um paninho para secar o olho, deitou no travisseiro e começou a mexer no meu cabelo até dormir. Ufa! Até que não foi tão ruim....
No dia seguinte ela chorou de novo e a sequência dos fatos foi quase igual à do dia anterior. Na quarta-feira (3o.dia) eu não pude chegar cedo em casa e a babá que a colocou para dormir, sem problemas. No dia seguinte nós viajamos e ela teve a oportunidade de ficar grudada em mim praticamente 24 horas. E na hora de dormir ela mesmo falou: "Não pode mais mamar né, mamãe? Eu já sou gande!". E deitou, virou pro lado, mexeu no meu cabelo e dormiu. Imaginem uma mãe feliz e tranquila? Era eu!!
E assim estamos indo a cada dia. Só ontem (domingo) que ela ainda pediu para mamar, disse até que ainda era bebê, espertinha. Mas assim que chegamos no quarto ela deitou e dormiu, sem chorar.
Eu estou muito tranquila, ainda não senti saudades de amamentar. Foram quase 2 anos e 9 meses, ou quase mil dias de amamentação. Tenho certeza que a nossa história de amamentação não terminou por aqui pois sei que plantei nela uma linda semente. E o nosso amor, nosso relacionamento, o carinho que temos uma pela outra, é algo muito maior do que o ato de amamentar.
E para encerrar o post, as últimas fotos que temos mamando, ainda no aniversário de 2 anos da Luiza, no dia 11/02/2006.
domingo, 5 de novembro de 2006
1000 dias
Ainda estou editando as fotos e prometo um post, ainda essa semana com notícias da viagem!
quinta-feira, 2 de novembro de 2006
Feriado
domingo, 29 de outubro de 2006
Final de semana
A festa acabou super tarde e a Luiza só foi dormir quase à meia-noite nesse dia!! Para minha sorte, no domingo ela foi até as 09:30 e eu pude descansar um pouco também.
Fomos almoçar numa churrascaria no Leblon com a dinda, Gabriel, tia Cristina, Victor e toda a família da Cristina. Luiza ficou na cadeirinha quase o tempo todo, me deixou comer em paz e depois foi brincar no parquinho com os meninos. Mas no parquinho tinha que ficar alguém conhecido com ela porque ela ainda tem medo de ficar sozinha.
Depois da churrascaria fomos ao Shopping da Gávea e assitimos a uma peça que eu não me lembro o nome agora. Nem vou entrar em detalhes porque a Luiza não gostou. Na verdade acho que não é uma peça para idade dela. No final ela já falava "Eu quero ir embora.... tá muito chato!". E o pior é que a gente estava na segunda fila e dava até para os atores ouvirem ela falando. Quase morro de vergonha.
sexta-feira, 27 de outubro de 2006
quarta-feira, 25 de outubro de 2006
Fotos do colégio
Confiram as fotos. Reparem na cara de desgosto da Luiza na foto individual.... morri de rir. Ah sim, "pixelei" a foto da turma porque não tenho autorização para publicar a foto das outras crianças aqui.
domingo, 22 de outubro de 2006
quinta-feira, 19 de outubro de 2006
Ser Humano
Vejam essa notícia:
Recém-nascidos sentem mais dor do que os pediatras acreditam
PARIS - Os recém-nascidos sentem mais dor do que os pediatras acreditam, de acordo com um estudo inédito do Centro Nacional de Recursos de Luta contra a Dor (CNDR) publicado nesta quarta-feira no jornal francês "Lê Monde".
De acordo com o estudo, os bebês sofrem uma média de 70 gestos dolorosos durante as consultas médicas, dos quais só 60% são realizados com sedação ou alguma forma de anestesia administrada de forma contínua.
Na avaliação dos pesquisadores, as aspirações na traquéia (33%), as punções de sangue no calcanhar (28%) e aplicação na pele de diferentes adesivos (18%) são as práticas que geram mais dor. Foram avaliados, entre setembro de 2005 e janeiro deste ano, 431 recém-nascidos.
O estudo revela "uma freqüência extremamente elevada de gestos dolorosos praticados nas unidades de reanimação" e um uso "grande, mas insuficiente de meios analgésicos durante a realização dos procedimentos", explica seu diretor, Ricardo Carbajal, doutor do hospital infantil Armand-Trousseau, de Paris. Três quartos dos bebês estudados em 13% de reanimação eram prematuros.
Os outros atos médicos foram estudados em cinco serviços móveis de urgências pediátricas da região parisiense.
Até os anos 70, a comunidade médica pensava que os bebês não sentiam dor física e inclusive eram feitas cirurgias sem anestesia. Agora, sabe-se que podem sofrer inclusive antes de nascer, a partir da 24ª semana de vida no ventre materno.
fonte: http://oglobo.globo.com/saude/vivermelhor/mat/2006/10/18/286142297.asp
Essa reportagem saiu ontem e só veio reforçar aquilo que a humanização do nascimento defende: um tratamento mais humano aos recém-nascidos e às gestantes. Eu nunca tive dúvidas de que os bebêzinhos sentem dores como nós e por isso eu optei por ter uma equipe humanizada me acompanhando no parto da Luiza.
Eu não queria que ela levasse uma palmadinha no bumbum assim que nascesse, que fosse tratada como um pedaço de carne, que tivesse tubos sendo enfiados no seu nariz e gotinhas de um colírio pingadas nos seus olhos desnecessariamente.
E graças a Deus e ao meu empoderamento eu consegui oferecer um nascimento tranquilo a ela. Veio para o meu colo assim que nasceu, só não mamou porque não quis e a única intervenção que ela sofreu foi a injeção de vitamina K. E mesmo assim, essa injeção foi aplicada pelo próprio pediatra que tem mãos de fada.
Fiquem agora com uma foto dela assim que nasceu. É bom lembrar que esse post NÃO é uma apologia ao parto normal. Uma cesárea pode ser humanizada. E um parto "normal" pode ser bem traumático se não for acompanhado por uma equipe humanizada.
quarta-feira, 18 de outubro de 2006
Dia das Crianças
Nosso Dia das Crianças foi muito legal! De manhã a Luiza acordou e logo ganhou os livros e o DVD da Cinderela. Ela gostou de tudo, mas o livro que ela mais gostou foi Vamos Brincar, que vem com uns imãs para a criança grudar nas páginas e montar o cenário da estória.
Antes de ir para o clube passamos na casa do Dindo e da Tia Débora (que agora são nossos vizinhos) para a Luiza ganhar mais presentes. Ganhou uma bolsinha de acessórios (pulseira, secador de cabelo, esmalte e batom de mentirinha) da Hello Kitty e uma boneca de cabelos azuis. Ela AMA bonecas, não tenho mais onde guardar tantas "netas".
Depois fomos para o clube com umas amigas e seus respectivos filhotes. As crianças se esbaldaram porque tinha equipe da Animasom distraindo a criançada. Almoçamos por lá mesmo e só fomos embora as 16hs com a Luiza de banho tomado e morta de cansada. Fomos para casa porque o Juvenil já estava esperando a Luiza. Dele ela ganhou uma maletinha de médico que adorou também. No nosso condomínio tinha uma festa para as crianças, mas ela estava tão cansada do clube que quase não curtiu.
Como o Juvenil não ia trabalhar na sexta-feira, Luiza foi com ele para casa da vovó Clélia e dormiu lá. No dia seguinte, à tarde, teve uma febrinha misteriosa que não voltou mais, graças a Deus.
O final de semana
No sábado tivemos um programa inusitado: um aniversário de cachorro!! Temos um casal de amigos que ainda não têm filhos e que adoram receber em casa para uma bagunça. E, como no sábado era aniversário de um dos cachorros deles, eles chamaram os amigos que tinham filhos e fizeram uma festinha por lá. Quando eu contei para a Luiza que a gente ia num aniversário de cachorro ela falou assim:
- Não vai ter parabéns, né?
- Vai ter sim filha, é aniversário do cachorro.
- Mas cachorro não tem mão.....
Muito inteligente, podem falar.... hehehe
No domingo eu, Andréa (a dinda) e Cristina fomos com as crias ao teatrinho assistir à peça "O pequenino grão de areia" que conta a história de um grãozinho de areia da praia que se apaixona por uma estrela no céu, e é correspondido! A peça é linda demais!! As músicas são ótimas, o cenário é lindo, eu e a Luiza adoramos.
Depois lanchamos no Shopping da Gávea (onde a peça está em cartaz) e vivemos momentos estressantes. As crianças começaram a implicar umas com as outras. Gabriel e Victor brigavam toda hora por causa dos bonecos Power Rangers que um não queria emprestar para o outro. Na volta para casa Luiza reclamava "Mamãe, o Gabiel tá botando a mão na minha cadeirinha....", com uma voz muito melosa, bem dengosa. Os dois foram no carro se implicando o tempo todo e eu só lembrava de quando eu era criança que acontecia exatamente isso comigo e meus irmãos. Agora eu entendo a minha mãe.... (hahaha) e agradeço por ter uma filha só!!!
quarta-feira, 11 de outubro de 2006
Gracinhas
- Filha, quem botou você para dormir?
- O papai!
- Você dormiu agarradinha com o papai?
- Dormi.... ele não tem mamá!!!
- É filha, o papai não tem mamá...
- Ele tem peito (Nessa hora eu entendi ela dizer que ele tinha *pinto*....rs)
- É filha, o papai tem pinto
- Não mamãe (impaciente)... ele tem PEITO.
- Ah sim... ele tem peito.... (rindo sozinha por dentro)
Outro diálogo, no 2a. feira, ao acordar. Ela acordou e ficou mexendo no meu cabelo, como faz quando vai dormir. Aí eu falei
- Filha, sabia que eu adoro acordar com você fazendo carinho no meu cabelo??
E ela:
- Sabia que eu adoro mamar??
Apertei muito, beijei muito... muito fofa a minha filhota! Eu acho que ela ficou com saudades do mamá porque esse assunto apareceu demais nas nossas conversas...
Presente dos avós
Meus pais aproveitaram que passou o casamento do meu irmão e foram viajar para descansar um pouco. Então, deram o presente de Dia das Crianças da Luiza na semana-passada. Advinhem o que ela ganhou?? Ela ainda não sabe andar direito, mas falar, já fala direitinho: biciCLeta.... rs
segunda-feira, 9 de outubro de 2006
Atualizando
A Luiza está ótima. Na semana passada teve um princípio de conjuntivite mas, como não evoluiu, ficamos passando só soro fisiológico por orientação do pediatra. Ela não reclamava de dor nem nada, mas estava com muita secreção em um dos olhos. Por isso ela não foi ao colégio nem na 4a. nem na 5a. feira. E, por isso também, eu esqueci da reunião de pais que tinha na 5a. feira.... fazer o que né? Acontece....
Muita gente me perguntou sobre o microfone que aparece no video do post passado. É um microfone que funciona com 3 pilhas AA e que tem o alto-falante embutido. Além disso tem uns ritmos para cantar junto e uns barulhos tipo palmas, u-hu! e outros. O nome do microfone é "Karaokê Show" e é do tipo made in China. Eu comprei (na verdade foi na troca dos presentes de aniversário dela em fevereiro desse ano) numa loja perto da minha casa, num shopping pequeno, não foi em nenhuma loja dessas grandes não.
Falando em brinquedos, me lembrei do Dia das Crianças. Esse ano estou participando de um grupo que vai visitar um orfanato e cada um vai "adotar" uma das crianças levando uma roupa, um calçado e um brinquedo. A menina que eu escolhi tem 6 anos. Iremos lá no dia 21/10 e quem está organizando isso é um colega meu do trabalho. Eu pretendo levar a Luiza comigo, quero que ela tenha noção da realidade e, mais ainda, que aprenda a doar.
O presente dela eu já comprei. São três livros da coleção Meg, a gatinha: Vamos Brincar, Mude a cena e O livro dos quebra-cabeças. Na verdade ela já tem o livro Dia Feliz dessa coleção e adora. Por isso resolvi comprar os outros. Além disso vai ganhar também o DVD da Cinderela.
Falando em DVD, as atuais paixões dela são "Alice no país das Maravilhas" e "Branca de Neve" (da Disney). Ela está numa fase totalmente princesas!! Uma graça!
Vou deixar aqui umas fotos da Luiza de maria-chiquinhas. Reparem na minha foto, aos 3 anos de idade, com o mesmo penteado.
quarta-feira, 4 de outubro de 2006
segunda-feira, 2 de outubro de 2006
Uma mensagem linda
Ninguém veio a essa vida com a missão de juntar dinheiro e comer do bom e do melhor. Ganhar dinheiro e alimentar-se faz parte da vida, mas, não pode ser a razão da vida. Tenho certeza de que pessoas como Martin Luther King, Mahatma Ghandi, Nelson Mandela, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Betinho e tantas outras anônimas, que lutaram e lutam para melhorar a vida dos mais fracos e dos mais pobres, não estavam motivadas pela idéia de ganhar dinheiro. O que move essas pessoas generosas a trabalhar diariamente, a não desistir nunca? Infelizmente, muita gente se perde nesta viagem e distorce o sentido de sua existência pensando que acumular bens materiais é o objetivo da vida. E quando chega no final do caminho percebe que o caixão não tem gavetas e que ela só vai poder levar daqui o bem que fez às pessoas. Se você tem estado angustiado sem motivo aparente está aí, um aviso para parar e refletir sobre o seu estilo de vida. Escute a sua alma: ela tem a orientação sobre qual caminho seguir.
sábado, 30 de setembro de 2006
sexta-feira, 29 de setembro de 2006
Chat no blog
Acabei de colocar no blog uma caixinha para quem estiver online conversar comigo, se quiser. O site que fornece esse serviço é o http://www.meebome.com. Se eu estiver conectada aparecerá na janelinha que estou online e aí é só teclar que a gente conversa.
Vamos conversar?
Soltando a língua
Update: o vídeo está aqui
Ainda o casamento
segunda-feira, 25 de setembro de 2006
O casamento!!
Chegamos lá e já começamos a tirar algumas fotos com o noivo e as daminhas. Nessa hora percebemos que as bonecas que as daminhas iam entrar levando, tinham ficado na casa dos meus pais, num bairro bem distante da igreja. Consegui falar com uma amiga minha que ainda estava em casa e ela passou lá para trazer as bonecas. Nisso, o casamento, que ia atrasar só meia hora, foi ficando cada vez mais atrasado. A noiva já estava no carro, dando voltas no quarteirão da igreja. As bonecas ainda estavam muito longe e ficou decidido que as daminhas iam entrar sem nada nas mãos mesmo.
Nessa hora a Luiza estava com fome e começou a ficar impaciente. A minha mãe tiva levado uns sanduiches de pão de miga e deu para dar uma enganada. Mesmo assim ela não estava muito feliz. Tava reclamando da anágua do vestido que estava incomodando, queria colo o tempo todo.... ali eu já vi que tinha muita chance dela não entrar na igreja.
Dito e feito: ela não entrou. Eu acho que se ela estivesse com a boneca, tinha mais chances de entrar. Mas, fazer o quê? Não dava era pra forçar. Durante a cerimônia a minha amiga Cris (mãe do Victor, uns dos pajens) conseguiu levar a Luiza para o altar e ela ficou lá, sentadinha, com as outras damas. Depois me achou no altar e veio para o meu colo um pouco. Depois tirou fotos no altar com as outras damas e saiu no cortejo na frente dos meus pais.
Fomos então para o salão e lá tiramos mais fotos para o álbum. A foto mais linda que eu achei foi uma das daminhas em escadinha (a Luiza era a menorzinha). Eu tirei com a minha máquina mas não ficou muito boa... vamos aguardar as fotos oficiais.
Por fim fomos para a festa e a Luiza se soltou. Correu na pista de dança com as outras damas, dançou pra caramba, uma graça. Por volta das 23hs ela começou a ficar com sono mas não queria ir embora de jeito nenhum! Juvenil resolveu ir embora também e levou-a para casa. Ela saiu de lá aos prantos, dizendo que não queria ir pra casa, mas foi só entrar no carro que apagou.
Eu fiquei na festa até quase 4hs e voltei de carona com meu outro irmão. A festa foi muito divertida, teve bateria da Beija-Flor e muitas caipirinhas de morango. Bom demais.
A cerimônia também foi lindíssima (eu choreeeeeeei), fiz até uma participação especial. Tinha um texto para a Débora ler, mas ela não sabia e não levou os óculos. Aí o padre perguntou se alguma das madrinhas gostaria de ajudar e todos os olhares se voltaram para mim (rs rs rs). Lá fui eu ler um texto que dizia "Eu te amo", "Quero estar com você por toda a minha vida" e coisas parecidas... e eu lendo isso para o meu irmão!!!! rs rs rs.... Foi engraçado!
É isso! Agora os pombinhos estão no Nordeste curtindo uma semaninha de lua-de-mel num resorot maravilhoso. E nós estamos todos cansados, com os pés doendo mas felizes pelo sucesso do casamento.
sexta-feira, 22 de setembro de 2006
Bebês de cesariana têm mais risco de morte, diz estudo
Segundo os autores do estudo, publicado na revista especializada Birth, a descoberta é fundamental em um momento em que mulheres do mundo inteiro optam pela cesariana.
No Brasil como um todo, de acordo com números do Ministério da Saúde de 2004, a taxa de cesarianas está em 34,5% dos 2,5 milhões de partos realizados. Na rede de hospitais particulares, esse número sobe para 71,5%.
Os cientistas analisaram 5,7 milhões de nascimentos, inclusive de mulheres que não corriam riscos e que mesmo assim preferiam a cirurgia.
Fora do útero
Segundo os pesquisadores, o trabalho de parto natural ajuda a preparar o bebê para a vida foram do útero.
Além de ajudar a expelir líquido dos pulmões do bebê, o processo também promove a liberação de hormônios que melhoram o funcionamento pulmonar.
"O trabalho de parto é uma parte importante do nascimento porque deixa a criança pronta a respirar o ar e a desempenhar outras funções fora do útero", disse Marian MacDorman, uma das autoras da pesquisa.
Mesmo depois de agrupar os bebês estudados segundo o estado de saúde e o status social da mãe, os pesquisadores descobriram que os nascidos por cesariana tinham o dobro de chances de morrer no primeiro mês de vida.
O estudo, no entanto, incluiu apenas bebês nascidos vivos. Os pesquisadores admitem que, se fossem contados casos de bebês nascidos mortos, o risco apresentado por partos normais estaria perto do das cesarianas.
As gestações analisadas no estudo tiveram duração variada entre 37 a 41 semanas.
Risco baixo
Na Grã-Bretanha, a Academia Real de Ginecologia e Obstetrícia disse que as mulheres não devem se alarmar com a nova descoberta, mas precisam estar informadas.
"O risco absoluto ainda é muito pequeno", afirmou James Walker, porta-voz da entidade e obstetra do Hospital Universitário de St. James, em Leeds. "Mas o estudo deveria deixar as pessoas atentas para o fato de que há prejuízos e benefícios em tudo."
Já Belinda Phipps, no National Childbirth Trust, acredita que a pesquisa não deve "ser levada muito a sério".
Segundo ela, estudos anteriores já indicaram que bebês nascidos por cesariana têm mais chances de enfrentar problemas respiratórios.
fonte: BBC Brasil.com
quarta-feira, 20 de setembro de 2006
Denúncia - PROTOVIT
Desde que nasceu a Carolina usa o polivitamínico Protovit em gotas, que na embalagem diz ser um produto da Roche. Esse mês estou procurando em várias farmácias o produto e todos os balconistas são unânimes em dizer que o produto foi descontinuado pelo fabricante.
Hoje telefonei para a Roche (0800-7720289). A atendente do SAC, sra. Vanessa, explicou-me que o direito de comercialização do produto foi vendido para a Bayer em Janeiro de 2005. Ela se ofereceu para transferir o telefonema para o novo fabricante.
Na Bayer (0800-121010) fui atendido pela atendente do SAC, Sra. Carolina. Ela me confirmou a história da venda e disse que o produto foi distribuído até o fim dos estoques, quando a Bayer decidiu continuar a fabricar o produto. O produto ainda não foi distribuído às farmácias, pois a Bayer aguarda da gráfica as novas embalagens, rótulos e bulas, já com o nome Bayer impresso. A previsão é para que o produto esteja nas farmácias até o fim de outubro.
Revolta-me o descaso da Bayer com os consumidores. Não haveria como prever o fim do estoque e encomendar à gráfica com antecedência?
Não existe substituto para o produto, nem concorrente, nem genérico.
Ensaio do casamento
Foi hoje o ensaio do casamento com as daminhas e pajens na igreja. Para variar, eu não pude ir, mas a minha mãe foi e disse que a Luiza deu show!! Entrou direitinho na igreja de mãos dadas com uma menina mais velha e, ao que tudo indica, no sábado vai entrar também!!
Veremos!!!
terça-feira, 19 de setembro de 2006
Novos videos
Cantando "Backyardigans"
Cantando "Desenho de Deus"
domingo, 17 de setembro de 2006
Vaidosa
sexta-feira, 15 de setembro de 2006
Notícias da Luiza
- 3a. feira - Saiu o resultado da cultura: negativa. Ela passou o dia bem e não teve febre! Yupi!
- 4a. feira - Achei melhor não mandar para o colégio just in case. Passou a manhã bem mas à tarde teve febre. Foi medicada com anti-térmico. De madrugada teve febrão, beirando os 39.
- 5a. feira - Levei-a ao pediatra que, na asculta, desconfiou de uma pneumonia (!!!) no pulmão esquerdo. Saímos de lá e fomos direto para a clínica fazer um Raio-X que não acusou nada demais(ufa!!). O pediatra receitou um xarope mais forte para ela e pediu para continuarmos observando. Passou a tarde muito bem, tossindo menos. Na hora de dormir a tosse voltou e ela dormiu muito mal, tadinha (e eu também!). Não teve febre.
- 6a. feira - Hoje ela acordou meio enjoadinha, talvez porque não dormiu direito. Vamos ver como ela vai passar o dia.
Nesses dias que ela tem ficado em casa, meu pai foi visitá-la e levou um monte de presentinhos para dengar a única netinha. O preferido foi um kit de carimbos. Nem preciso dizer que é o preferido dela né? Por mim, daria sumiço naqueles carimbinhos malditos..kkkkk. Eu já proibi a "sessão carimbos" quando estiver de roupa então ela tira a roupa toda (já consegue tirar sozinhoa), fica só de calcinha (está um calorão por aqui) e passa um tempão carimbando no papel. Os dedos ficam negros. Ontem quando eu cheguei em casa, parecia que a menina tinha sido espancada no rosto, porque estava com a cara toda borrada.... hahahaha! Só rindo mesmo.
Espero voltar aqui com melhores notícias e fotos do final de semana. Um ótimo final de semana para todos!!