quinta-feira, 10 de agosto de 2006

30 meses

Foi ontem, gente, e eu esqueci de fazer o selinho. Na verdade, eu não esqueci, faltou tempo mesmo. Mas agora tá aí o registro.

selo30meses


*******
A arte de brincar

Traduzi mais um artigo do site Baby Center. O arquivo original pode ser lido aqui.
Como seu filho se beneficia ao brincar

Brincar é o "trabalho" da infância, que permite liberdade irrestrita para experimentar o mundo à sua volta e o mundo emocional dentro de si mesmo, diz Linda Acredolo, professora de psicologia na Universidade da Califórnia em Davis e co-autora do livro "Sinais - A linguagem do bebê: Como se comunicar com seu bebê antes que ele possa falar" e "Baby Minds: Brain-Building Games Your Baby Will Love" (não lançado no Brasil). Apesar de parecer uma simples brincadeira de criança, há muito trabalho - resolver problemas, desenvolver habilidades, superar desafios físicos e mentais - por trás disso tudo. Aqui estão algumas das coisas que seu filho está vivenciando e aprendendo, junto com idéias de como você pode aumentar os benefícios dessa brincadeira.

Brincar constrói a imaginação
Faz-de-conta, ou brincadeira de imaginação, é uma das pedras fundamentais do mundo de uma criança pequena. As crianças começam a demonstrar esse comportamento por volta dos dois anos. Qualquer coisa pode estimular a imaginação do seu filho, incluindo objetos do dia-a-dia. Isso é porque a criança os usa como um símbolo, diz Acredolo; ele está aprendendo que uma coisa pode se passar por outras. Ao usar essa habilidade de fazer de conta, ele pode transformar um pedaço de madeira num barco, alguns potes e panelas numa bateria.

Objetos do dia-a-dia não são as únicas coisas que podem se transformar no mundo de faz-de-conta do seu filho. O mesmo acontece com os papéis que ele assume enquanto brinca. Ele passará de super-herói ao papai ao policial com facilidade. Ao experimentar esses diversos papéis, ele se permite explorar vários cenários e conseqüências. Às vezes a história que ele está representando reflete assuntos com os quais ele tem dificuldade de lidar, diz Patty Wipler, fundadora e diretora do Parents Leadership Institute em Palo Alto, Califórnia, uma organização sem fins lucrativos que ajuda pais e profissionais a desenvolver habilidades de escuta e liderança. Se ele está lidando com a chegada de um irmãozinho, por exemplo, ele pode incorporar vários comportamentos de cuidados com o bebê à sua brincadeira, imitando sua interação com o novo irmão ou irmã. Brincar de faz-de-conta dá a seu filho um senso de controle enquanto ele interpreta o drama da vida cotidiana e pratica as regras de comportamento social.

Como você pode estimular a brincadeira de faz-de-conta: Separe alguns objetos de uso diário para seu filho brincar. Versões infantis de objetos adultos, como telefones de brinquedo, pratinhos de plástico, podem facilitar a brincadeira, e objetos que podem ter mais de uma utilidade, como blocos coloridos, esticam a imaginação com possibilidades ilimitadas.

Brincar promove habilidades sociais
Por volta dos 2 anos, as crianças brincam lado a lado sem comunicação óbvia (isso é chamado de brincadeira paralela). Até os 3 anos eles começam a interagir com os outros criando estórias complexas em conjunto. Ao fazer isso, eles aprendem a negociar, cooperar, e dividir (apesar de algumas crianças não dominarem a arte de dividir até ter entre 4 e 6 anos). Quando as crianças discordam sobre quem vai ser o papai ou quem vai vestir o vestido rosa, elas estão na verdade desenvolvendo habilidades sociais importantes, diz Sara Wilford, diretora do Early Childhood Program no Sarah Lawrence College em Bronxville, Nova York.

Como você pode estimular brincadeiras sociais: Ao entrar na escolinha, seu filho fará colegas lá. Mas ele precisará da sua ajuda para trazer essas relações para fora da escola. A maneira mais fácil de construir essa amizade é marcar dias para brincar, ou formar um grupo de brincadeira para seu filho e seus colegas. Comece introduzindo brincadeiras ou atividades e discretamente monitore o comportamento e os progressos das crianças. Após esses encontros, você saberá quais habilidades sociais seu filho está se aperfeiçoando (dividir, cooperar ou ser confiante, por exemplo) e em quais ele pode precisar de alguma ajuda.

Brincar acelera o desenvolvimento físico
Tipos diferentes de brincadeiras físicas desenvolvem habilidades diferentes: pular, por exemplo, ajuda a ter equilíbrio, subir em trepa-trepa desenvolve força, e atividades esportivas envolvem coordenação. Habilidades motoras gerais, como correr, lançar bolas, e pedalar, se desenvolvem primeiro, mas habilidades motoras finas não ficam muito atrás. Uma criança de 3 anos empilhando blocos em torres não está apenas aprendendo sobre gravidade e equilíbrio mas está também desenvolvendo a coordenação mão-olho. E a destreza que seu filho desenvolve durante as brincadeiras é transferida para o dia-a-dia: após alguma prática, uma criança de 3 anos terá capacidade de ajudar a se vestir e comer sozinha, o que dá a ela um senso de independência.

Há ainda um benefício não-físico das brincadeiras físicas: eles ajudam a criança a superar o stress e o mal-humor. De fato, sem tempo adequado para brincadeiras físicas, seu filho pode ficar enjoado ou tenso (sem mencionar possivelmente obeso)

Como você pode promover brincadeiras físicas: A melhor maneira de fazer seu filho se mexer e dar um bom exemplo. Isso começa em casa ao engajar em atividades físicas ao invés de atividades sedentárias como assistir TV. Dentro de casa, você pode brincar de pique-esconde ou tocar músicas animadas para dançar. Ao ar livre, construa um castelo na caixa de areia (ou na praia), jogue futebol, andem de bicicleta ou triciclo juntos.

Brincar ajuda a criança a lidar com emoções
Muito antes de poder expressar seus sentimentos em palavras, eles os expressam através de brincadeiras físicas, contando estórias, desenhando ou outras atividades. Quando uma criança passa por uma experiência dolorosa ou difícil de entender, eles revivem essa experiência repetidamente através das brincadeiras. Por exemplo, diz Wipler, se seu filho é empurrado ou tem algo tirado bruscamente de suas mãos na escola, ele pode não entender o que acabou de acontecer. Se, no próximo dia, você estiver brincando com ele e ele agressivamente o empurrar, ele pode estar tentando entender o que vivenciou no dia anterior.

Como você pode ajudar: Durante a brincadeira, seu filho irá expor partes do comportamento em que precisa de orientação ou que não compreende. Você pode responder carinhosamente, imitando o tipo certo de resposta. E tente fazer seu filho gargalhar, isso ajuda a aliviar a tensão, Wipfler diz.

O seu papel enquanto brinca com seu filho
Wipfler diz que é valioso permitir que seu filho lidere durante a brincadeira. "Deixe seu filho determinar o que fazer e como fazer dentro dos limites de segurança e dos horários permitidos", ela diz. "Isso deixa que ele experimente seus julgamentos e permite que ele mostre com o que se encanta." Participe da brincadeira de seu filho, mas somente se for convidado por ele a participar. Ao permitir que você entre no mundo de "faz-de-conta" dele, dê a ele controle total. Na vida real, você pode estar no comando, mas esse é o mundo dele.

A atenção que você dá ao seu filho quando brinca com ele é a chave para desenvolver a sua auto-estima, diz Wilford. Por exemplo, quando você faz-de-conta com ele, você está mostrando a ele que aceita o seu mundo da imaginação, que algo pelo qual ele se interessa é divertido e importante para você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário