terça-feira, 26 de abril de 2005

Xô Urubu!

A babá da Luiza tem um problema sério de amigdalas que é caso para cirurgia. Desde que ela trabalha aqui (1 ano e 2 meses) já teve 3 crises sérias. No domingo à noite ela ligou avisando que estava em crise mas que viria na 2a. feira pois já tinha comprado a passagem (ela mora em outra cidade). Para completar minha mãe estava com conjuntivite desde domigo de manhã! Eu ia trabalhar mesmo assim e deixar a Luiza em casa com a minha cozinheira que está acostumada com ela.

Na madrugada de domingo para segunda o Juvenil passou mal com vômito e diarréia e não pode trabalhar na segunda-feira. Achei que a casa ia ficar confusa porque a cozinheira ia ter que cuidar da Luiza e o Juvenil tinha que comer uma comida sem gordura. Acabei ficando em casa na parte da manhã para a empregada adiantar o serviço dela. Fui trabalhar na hora do almoço e a Luiza ficou em casa com a Aninha (cozinheira) e o Juvenil. A babá já tinha chegado com amigdalite e 39 graus de febre. Minha cunhada é otorrino e receitou um antibiótico e nenhum contato com a Luiza por uma semana.

Cheguei do trabalho às 18hs e estava tudo normal. Juvenil já estava melhor e a babá ainda sofria com a amigdalite pois o antibiótico ainda não tinha surtido efeito. À noite ia botar a Luiza para dormir e quando ela começou a mamar deu uma ânsia de vômito e vomitou tudo: o jantar e algum leite que ela já tinha mamado após eu chegar em casa. Sujou lençol, colcha, pijama dela, minha roupa, toalha de banho que o Juvenil pegou para tentar controlar a situação. Ela ficou muito assustada, chorou um pouco e logo se acalmou.

Trocamos o lençol e fui dar banho nela. Ela estava azeda tadinha. Banho tomado, pijama trocado, lençol novo na nossa cama e fui tomar um banho porque eu estava toda vomitada. Após o banho deitei na cama e fui dar o peito pra Luiza dormir. Foi só começar a mamar que ela vomitou novamente, agora só o leite. Sujou tudo de novo.

Troca lençol, enche banheira, outro banho, pijama limpo, lençol limpo, fui tomar outro banho e trocar minha camisola também. Achei melhor não arriscar novamente e resolvi dar o mamá no banheiro. É lógico que a Luiza achou aquilo tudo muito estranho e não mamou. Mas uma hora ela tentou e deu ânsia, tadinha. Fiquei com medo dela ficar traumatizada e não querer mamar nunca mais.

Resolvi deitar com ela e assim que deitamos ela começou a tossir e ter ânisa novamente e dessa vez vomitou um muco, tipo um catarro, só que sem cor e sem cheiro. Não precisou dar banho, só trocar o pijama que ficou um pouco melecado.

Ela não quis mamar (eu perguntava se ela queria e ela falava "nã-não"). A essa altura já eram umas 22:00 e ela acabou dormindo de cansaço, encostada em mim. Achamos melhor deixá-la na nossa cama para controlar melhor durante a madrugada.

Ainda tive pique de vir ao computador ler uns emails e logo fui deitar. A cada tossida dela eu acendia o abajur para verificar. Numa dessas tosses ela chegou a ter ânsia de vômito mas eu a sentei e nada aconteceu. Peguei o travesseiro anti-refluxo que ela usava quando era recém-nascida e ela dormiu assim, semi-inclinada. Deixei uma luz acesa no banheiro e dormi exausta.

Por volta de 1:20 ela acordou e pediu água. Dei água feliz, pois estava com medo dela desidratar. Ela tomou bastante água e logo deitou para dormir novamente. Não quis saber de peito. Em menos de 10 minutos ela acordou vomitando toda a água que tinha acabado de ingerir. Molhou novamente o lençol mas naquela hora da madrugada forramos com uma toalha de banho e deixamos assim mesmo. O pijama dela teve que ser trocado novamente pois ficou ensopado. Nessa hora ela quis mamar e eu dei morrendo de medo do que poderia acontecer. Graças a Deus ela não teve mais ânsia e logo dormiu no meu colo. Quem disse que eu tinha coragem de deitá-la na cama? Fiquei com ela no meu colo por quase 30 minutos esperando o leite descer. Minhas costas ardiam. Eram quase 2:00 quando a deitei novamente e dormi. Ela não teve febre, graças a Deus.

Ela acordou hoje por volta das 7:00, mamou e dormiu novamente. Eu achei melhor ficar em casa com ela pois não sabia o que poderia acontecer. O fantasma do rotavírus rondava a minha mente.... Dormi com ela até as 09:00 quando ela acordou e quis mamar de novo.

Mais tarde ela tomou um suco de melancia sem problemas e estava muito bem disposta. Estava falando com minha mãe ao telefone quando percebi que a fralda dela estava cheia. Para completar o quadro ela estava com diarréia também. Mas como não tinha febre, relaxei. Acho que deve ter sido uma virose que o Juvenil e ela pegaram. Tentei falar com o pediatra mas estava na caixa-postal. Deixei recado e estou esperando um retorno até agora...

Hoje durante o dia ela ficou ótima. Está um chicletinho comigo que só vendo. Cada vez que eu sentava no computador ela pedia colo. Eu consegui ler uns emails mas digitar foi impossível. Ela almoçou relativamente bem e depois disso dormimos por duas horas (eu estava morta!). À tarde brincamos muito, ela mamou normalmente mas não quis jantar. Não está bebendo muito líquido e consequentemente também não está fazendo muito xixi. Já fez um cocô mais pastosinho e não vomitou nenhuma vez.

No final da tarde meus pais vieram aqui para visitá-la e trazer presentinhos (gostoso ter vovô e vovó por perto né?). Já dei o banho dela, ela está de pijaminha pronta para dormir. Enquanto eu digitava aqui, ela me pediu colo, mamou e dormiu. Já está no berço. Amanhã vou trabalhar e a Luiza vai ficar na casa dos meus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário