Quando voltei a trabalhar o próprio pediatra havia me alertado que provavelmente ela passaria a acordar de madrugada com saudades de mim e do peito. Dito e feito! Justo quando eu mais precisava dormir a danadinha não me dava descanso. Comecei a levá-la para a nossa cama de madrugada pois enquanto ela mamava eu podia dormir e descansar. E ela dormia lá até o dia seguinte. Junto a isso teve a fase dos dentes que atrapalharam um pouco o sono dela também.
Nesse meio tempo comecei a ouvir comentários de que o método Nana Nenê seria uma opção porque, o problema estaria no fato dela não pegar no sono sozinha. Como eu achava o método muito cruel não tinha coragem de aplicar. Descobri que existia outro livro com o mesmo nome e resolvi comprar. Era apenas uma variação do primeiro.... O método prega que o bebê deve pegar no sono sozinho e para isso você deve colocá-lo no berço, explicar o que está fazendo e sair do quarto. Se o bebê chorar, o livro indica uma tabela de intervalos de tempos que você deve esperar para entrar no quarto e tentar acalmar o bebê sem pegar no colo. Depois disso (mesmo que o bebê não tenha parado de chorar) você deve sair do quarto e só retornar em outro intervalo de tempo maior. Enfim... a criança chora até cansar e pegar no sono. Quem assiste ao seriado Mad About You deve lembrar de um episódio em que Paul e Jamie aplicam o método na pequena Mabel. Recentemente passou um filme no cinema (Entrando numa fria maior ainda) que também mostrava esse método. Mas eu nunca nem tentei aplicá-lo. Não tenho coragem de deixar um bebê chorando no berço até cansar. Além disso o método é super a favor da chupeta mas nada favorável a amamentação. Definitivamente não era para mim.
Nessa época conheci o livro "Soluções para noites sem choro" que me ajudou muito. Eu não cheguei a aplicar o método proposto por esse livro porque ele exige o preenchimento de umas planilhas e admito que não tive paciência para isso. Mas consegui tirar ótimas dicas de lá. Esse livro foi fundamental para me mostrar que é normal um bebê dormir mamando no peito, que não há mal nenhum em querer dormir com o filho na sua cama e outras coisas que envolvem mais amor e carinho do que deixar chorar. E aí eu relaxei sobre isso e deixei o tempo tomar conta da situação.
Atualmente a Luiza não tem um padrão certo. Tem noites que ela dorme direto até o dia seguinte e tem noites que acorda uma vez apenas, nunca mais do que isso. E eu sei que é uma fase e vai passar. Eu sei que logo eu vou dormir a noite toda novamente... quer dizer... a Luiza vai dormir a noite toda porque eu acho que quando isso acontecer já teremos outro bebê na casa.
Enfim... quem quiser conhecer mais sobre o livro "Soluções..." eu recomendo o site http://solucoes.multiply.com mantido pela Andreia, mãe do Lucas que aplicou o método e virou a maior defensora da causa. Vale a visita, sem dúvida. E, quem quiser assinar o Manifesto Internacional contra o livro "Nana Nenê" é so clicar aqui.
E para fechar o post com chave de ouro uma seleção de fotos da Luiza dormindo, todas já publicadas aqui no blog
Publicada em 17/09/2004
Publicada em 17/10/2004
Publicada em 05/11/2004
Publicada em 26/11/2004
Publicada em 22/01
Publicada em 24/01
Publicada em 29/01
Publicada em 29/01
Nenhum comentário:
Postar um comentário