quinta-feira, 23 de outubro de 2003

Morfológica e Zane

Hoje vamos ver a Luiza: é dia de fazer a ultra-sonografia morfológica!!! Já estou com saudades da minha pequena... será que ela cresceu muito?? A minha barriga cresceu bastante, então ela já deve estar grandona também... :-)

Para quem não sabe o que é a ultra-sonografia morfológica e para que ela serve, aqui vai um texto obtido no site Yoni:


Por volta da 18ª a 22ª semana de gestação fazemos a Ultrassonografia Morfológica Fetal. É um tipo de específico de exame de ultra-som onde todos os detalhes dos órgãos e sistemas do feto são examinados com detalhes. Cerca de 85% das anomalias fetais são detectáveis por esse exame. Todos os ossos longos são medidos e comparados. As estruturas cerebrais já formadas são medidas e analisadas em seus mínimos detalhes, inclusive a circulação sanguínea do cérebro. O pescoço e seus componentes, a coluna fetal, o tórax - com o coração e os pulmões, o diafragma (músculo que separa o tórax do abdome), o abdome e seu conteúdo - fígado, vesícula biliar, baço, estômago, intestinos, rins, bexiga, grandes vasos sanguíneos do abdome e outros, os genitais externos e internos e o ânus.

Vários estudos mais atuais conseguiram demonstrar que existem alguns "marcadores" ultrassonográficos de defeitos fetais, como por exemplo o encurtamento do fêmur (osso da coxa), alterações das medidas da relação fêmur/pé, tamanho das orelhas e outros. A observação dessas pequenas alterações pode indicar uma análise genética fetal.


Ai que meda!!! Vamos torcer para estar tudo bem, né??

******

A Zane terminou de escrever o relato do parto dela. Deve ter sido lindo!! Quem quiser ler, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário