quarta-feira, 15 de março de 2006

Adaptação na creche

Bom, vou contar como está sendo. As aulas começaram no dia 06/02 e nos 3 primeiros dias a Luiza só ficou lá por uma hora. Eu fiquei junto o tempo todo. No primeiro dia ela se soltou, adorou brincar no parquinho, gostou da professora e tal. No segundo e no terceiro dias ela ficou mais grudada em mim. Na 5a. feira (4o. dia da adaptação) a professora a distraiu, foi com ela para a casinha de bonecas e depois veio uma auxiliar e me falou para ir esperá-la lá na frente. Fiquei meio assim, pois não gosto de sair sem me despedir dela, mas assim o fiz. Em menos de 30 minutos me chamaram de volta pois ela estava chorando muito. Na 6a. feira a professora adotou a mesma estratégia (de distraí-la para eu sair da sala) e eu fiquei mais de uma hora lá na frente.

No domingo seguinte, estávamos voltando para casa e eu falei "Luiza, amanhã tem colégio! A Luiza vai brincar na areia... vai ver os amiguinhos.... vai ver a Tia Aline..." e ela completou a frase com a seguinte pérola "... a mamãe vai sumir....". Fiquei com uma peninha TÃO grande dela que a vontade foi de abandonar tudo. Depois disso, decidi que não ia mais sair da sala sem que ela me visse e me desse tchau.

Na semana seguinte resolvi junto com a professora deixá-la na sala (mesmo que chorando), dar um beijo e um tchau e aguardá-la lá na frente. E assim fizemos. A cada dia ela chorava menos e teve até um dia (4a. feira) que ela nem chorou. Nesses dias ela ficou saindo às 10:30 e nesse horário eu podia me ausentar, não precisava ficar "de castigo" esperando na creche.

Aí veio o Carnaval. De cara ela já faltou a aula na sexta-feira para viajar com os meus pais. Ficamos grudadas o feriado todo e, para completar, a creche dela não abriu nos dias após o Carnaval. E com isso ela acabou ficando sem ir para a creche por 10 dias. Para piorar a situação, nessa ocasião a babá dela (que estava conosco desde que a Luiza tinha 10 dias) entrou de licença maternidade. E ainda me avisou, em cima da hora, que havia decidido parar de trabalhar, ou seja, que ela não voltaria depois da licença.

Na semana após o Carnaval (semana passada) praticamente tivemos que começar a adaptação do zero. Mesmo assim, eu não cheguei a ficar dentro da sala nenhum dia. Mas as todas as despedidas foram banhadas a muita lágrima. Logo em seguida uma das moças da secretaria ligava para a sala dela e me dizia que ela estava ótima e que eu podia ir embora. Nessa semana ela passou a ser liberada às 11:00 e sempre vinha com um sorriso de orelha a orelha. Eu sempre perguntava se ela estava gostando do colégio e ela sempre falava que sim. Isso me deixou bastante tranquila.

Essa semana eu tive que voltar ao meu horário de trabalho normal (9-18hs). Nesse período da adaptação dela eu fiquei trabalhando das 14 às 18hs e fui descontando essas horas das minhas férias. Quem está buscando a Luiza na creche essa semana é a minha mãe e o meu pai. Assim que ela estiver 100% adapatada na creche ela vai voltar com uma senhora que faz transporte escolar. Aí vai ser outra novela....

Ah! Já ia esquecendo de contar. Hoje ela não chorou!! Me deu beijo, deu tchau e ficou brincando com as amiguinhas quando eu fui embora. Fique tãããããão feliz!!!!

*******
Aniversariantes

Hoje é aniversário da fofíssima Alice, filha da minha grande amiga Dani Batalha. Fica aqui a minha homenagem!!

scrap_alice2anos


E aproveito também para dar os parabéns para a Sofia da Cinara, para o Lucas da Viviane e também para a Téti "linda e loira". A todos vocês os nossos sinceros votos de um Feliz Aniversário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário