quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Team Hoyt

A Marcela Visser deixou um comentário aqui passando os dados sobre a história do post anterior (obrigada Marecela!!!). E indicou até o site onde eles contam tudinho: www.teamhoyt.com. É lógico que eu já visitei o site, já chorei mais um pouco (estou em TPM) e me encantei ainda mais pela história deles.

Pesquisando no You Tube, encontrei mais um video lindo, que conta um pouco dessa história tão emocionante:



Aliás, no You Tube tem vários videos deles, se quiserem assistir clique aqui.

quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Luta, garra e força

Vejam este vídeo e tentem conter as lágrimas. Eu não consegui, comecei a chorar no meu trabalho, maior mico!!

De acordo com o email que recebi, esse pai, vendo seu filho com uma doença degenerativa, resolveu que ele nunca ficaria preso numa cama, e passou a oferecer coisas incríveis para seu filho. Eu tentei encontrar alguma coisa na internet sobre essa história mas não achei, se alguém souber, me avisa!

O vídeo abaixo mostra pai e filho participando do Iron-man Havaí, a prova de triatlhon mais difícil da Terra. Quanto esforço e quanta dedicação, meu Deus! Não sei se eu teria tanta garra quanto esse homem.... acho que por isso chorei ainda mais, pois enxerguei nesse vídeo algumas das minhas fraquezas.

Enfim, chega de blá-blá-blá e vamos ao video. E peguem um lencinho! :o)

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Rapidinhas

Chegando no colégio outro dia de manhã, eu tirando a Luiza da cadeirinha, ela fala:

- Mamãe, quando eu ficar gande, muito gande você deixa eu dirigir?

*******

Luiza na casa da minha mãe, ela percebe que a camisa polo que minha mãe vestia estava com dois botões abertos e fala:

- Menina, menina.... toda desabotoada!

*******

Hoje, deixando a Luiza na sala de aula. Ela me dá um beijo, como de costume e, conforme eu vou saindo, dou um tchau. As coleguinhas dela me dão tchau de volta. Ela emburra uma cara e fala:

- É MINHA mãe, não pode dar tchau....

Aí eu retruquei, disse que as amigas dela podiam sim me dar tchau. Ela fez um bico enorme e quase chorou.... Tive que me abaixar e dar uma atenção especial a ela antes de ir embora....

*****

Eventualmente, quando contrariada, Luiza cruza os braços, se vira de costas e fala:
- Não fala mais CO-MI-GO! (enfatizando cada sílaba da última palavra)

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Tem alguém aqui com saudades da Luiza??

Eu sei que estou devendo atualizações. Mas o fato é que estou numa fase em que já não tenho mais tanta vontade de fotografar cada passo da Luiza. Confesso que tem horas que ela solta uma pérolas, faz umas gracinhas e eu penso: "Ah se eu estivesse com a câmera aqui...". Acho que, na verdade, preciso de uma câmera menor, para andar com ela pra cima e para baixo e não perder esses momentos especiais.

Enfim... no dia 11/11 fomos à festinha da Letícia e eu levei a câmera!!

20061111_festa1


A Luiza se esbaldou nessa festa. Primeiro porque reencontrou os amigos Vinícius (que ela ama de paixão...rs) e Alice. Vocês precisavam ver que gracinha a o Vinícius subindo com ela na escada do brinquedão, todo protetor, ajudando ela a subir no escorrega... um fofo! Acho que é por isso que ela se apaixona por ele. E também porque ele tem uns olhos azuis liiiindos...rs

20061111_festa2


Além disso ela adorou brincar no "Cai-cai". Nunca imaginei que ela fosse achar graça naquilo! Muitas crianças da idade dela também sentaram lá no banquinho e ficaram esperando ansiosas pelo mergulho na pisicina de bolas. Fiz até um vídeo da Luiza caindo que pode ser visto no final do post. E outro brinquedo que ela quiz andar e me surpreendeu foi no touro mecânico. É lógico que o rapaz que estava operando o brinquedo colocou uma velocidade bem devagar para ela curtir um pouco.
20061111_festa3


E no final da festa, adivinha quem chegou para buscar a Luiza? Ela saiu de lá exausta e feliz pois estava indo dormir com o papai e passar e domingo com ele.

20061111_festa_pai

Mattel retira bonecas Polly do mercado nos EUA e faz recall no Brasil, devido a acidente

RIO e CHICAGO - A fabricante de brinquedos Mattel, dos Estados Unidos, decidiu retirar do mercado cerca de 2,4 milhões de bonecas de bolso Polly, vendidas no país e em todo o mundo, depois que três crianças engoliram peças com ímãs e tiveram de ser operadas de urgência. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela Comissão de Proteção ao Consumidor dos EUA.

De acordo com a entidade. as três crianças sofreram perfurações intestinais e foram submetidas a cirurgias. A entidade alertou, ainda, que os consumidores devem contatar a Mattel para efetuar a devolução das bonecas e, em troca, receber um vale com direito a substituição de brinquedo ao gosto do consumidor, no mesmo valor.

No Brasil, a empresa informou que a partir desta quarta-feira será iniciado um recall com o objetivo de retirar do mercado os produtos provenientes de um lote fabricado até abril do ano passado, nos Estados Unidos, e que podem provocar eventuais acidentes. O recall abrange quatro modelos: Polly Pronta Num Click; Lila Loja Urbana (Linha Moda Num Click); Lea Loja Esportiva (Linha Moda Num Click); e Shani Loja Zen (Linha Moda Num Click). Até o momento, segundo a assessoria de imprensa da empresa, nenhum acidente com bonecas Polly foi registrado no Brasil.

A Mattel informa que o acidente ocorreu com as roupinhas magnéticas das bonecas de plástico, cujos imãs acabaram se soltando. No caso das bonecas de silicone - e das de plástico, fabricadas após abril de 2005 - o defeito não teria se verificado.

Os consumidores que desejarem obter mais informações sobre o recall poderão ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente da Mattel (0800-7701-207) ou acessar o site www.pollypocket.com.br

fonte: O Globo online

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Você me conta uma história?

leituraA importância do mundo da fantasia

Quantas vezes, ao final do dia, nossos filhos nos pedem que lhes contem histórias? Provavelmente, nesse momento, nos lembramos do imenso mundo de fantasias dos contos narrados por nossos pais, e não desejamos que nossos filhos sejam privados desse prazer.

A importância dessa prática, que tem sido realizada de forma intuitiva por várias gerações, foi confirmada nas últimas décadas. Estudos demonstram que o conto infantil tem um impacto positivo nas diversas áreas de desenvolvimento da criança.

Primeiro, ao se aproximar do filho para ler uma história, o pai partilha com ele um grande momento de intimidade e intercâmbio afetivo. A criança percebe nesse instante que todas as prioridades do mundo dos adultos são adiadas, e que ele é o centro e receptor da atenção e do carinho do pai.

Segundo, por meio da narração de histórias os pais têm a oportunidade de dramatizar e transmitir mensagens específicas aos filhos, com conteúdos emocionais, valores e condutas. Essa forma de comunicação é entendida pela criança como uma aproximação do adulto à sua linguagem e às suas necessidades, dividindo com ele a alegria do conto.

Terceiro, a maior parte dos contos, principalmente os tradicionais como o "Chapeuzinho Vermelho", "Pequeno Polegar" e "Joãozinho e Maria", permite á criança ver seus próprios medos e conflitos projetados na narrativa. A conclusão aparece com uma solução, um final feliz que libera o medo: o pequeno ser resolve suas dificuldades. A ordem se restabelece e a criança se sente novamente segura e satisfeita. Quando a criança é pequena, é importante que essas histórias sejam lidas por um adulto bem próximo. Sua presença e mediação a tranqüilizam, tornando mais tolerante a angústia gerada pela história.

Em quarto lugar, os contos estimulam a fantasia das crianças. Por meio deles, elas são capazes de imaginar outras realidades, conhecer seres poucos convencionais, transgredir códigos e regras estabelecidas. Com essa prática, elas, pouco a pouco, começam a criar suas próprias aventuras e personagens, reforçando assim sua liberdade criativa e auto-estima.

Por último, o hábito de narrar e ler histórias desenvolve nas crianças importantes aptidões para a linguagem e o conhecimento, o que lhes permite construir uma base sólida no decorrer da sua experiência escolar. Um exemplo disso é a capacidade que elas demonstram aos descrever o que aconteceu na história, tendo o tema central como base, dando coerência ao relato. As crianças são capazes de dar seqüência aos eventos (o que aconteceu primeiro e depois), estabelecer relações de causa e efeito e adquirir uma linguagem rica e complexa.

Algumas sugestões para formar crianças leitoras

  • Criar o hábito da leitura. Essa tarefa deve ser realizada todos os dias e na mesma hora. O momento ideal é antes de dormir.
  • A criança deve sentir que o tempo dedicado à leitura é importante. Não é bom dividí-lo com outras atividades.
  • Apreciar esse momento mágico com a criança, transmitindo a ela fantástica experiência.
  • Selecionar os contos de acordo com a idade e o interesse da criança. A maioria dos livros fornece esta recomendação aos leitores.
  • Dar à criança a oportunidade de escolher a história que deseja ser lida ou narrada.
  • Fazer com que elas se identifiquem com os personagens, permitir que interrompam a narração para perguntar ou comentar alguma coisa e dar-lhes a oportunidade de contarem o final.
  • Ser um exemplo. É muito mais fácil que a criança crie o hábito da leitura vendo seus pais lendo e tendo acesso aos livros dentro de casa.


BIBLIOGRAFIA:
"A importância do ato de ler", de Paulo Freire. São Paulo, Cortez / Editora Cortez Autores Associados, 1982, 96 p.
"Como incentivar o hábito da leitura", de Richard Bamberger (Editora Ática) São Paulo. Cultrix, 1977.

fonte: www.discoverykidsbrasil.com

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Amamentação em público

É inacreditável que esse tipo de coisa ainda aconteça por aí.... Que bom que as mulheres se uniram e resolveram botar a boca no trombone....

Mulheres protestam em aeroportos americanos a favor da amamentação

WASHINGTON - Centenas de mães que amamentam protestaram nesta terça-feira em aeroportos dos Estados Unidos contra a decisão de uma aeromoça de tirar uma mulher de um avião, incomodada porque estava alimentando a filha no peito.

As mães e outros manifestantes se reuniram em frente aos escritórios da companhia Delta Airlines em 33 aeroportos para expressar seu mal-estar com o incidente e para chamar a atenção da população para a importância do aleitamento, afirmaram os organizadores do protesto.

"Há mulheres caminhando pelas ruas deste país mais decotadas que qualquer mãe que amamente", disse à AFP Ashley Clark, que participava da manifestação no aeroporto internacional JFK de Nova York.

"Não há problema quando (o seio) quase está saltando e, no entanto, as mulheres que estão fazendo algo completamente natural, alimentando seus filhos, são afetadas", acrescentou.

O incidente que deu origem ao protesto ocorreu em 13 de outubro passado e envolveu Emily Gillette, mãe de 27 anos que estava alimentando a filha de 22 meses em um vôo da Freedom Airlines, cuja decolagem atrasou três horas.

Uma aeromoça da companhia, uma linha regional da Delta, pediu a Gillette que se cobrisse com uma manta, pedindo em seguida a ela que deixasse o avião quando se negou a fazê-lo. Gillette estava em um assento junto à janela, no fundo do avião e do lado do marido, enquanto alimentava a filha.

A Freedom Airlines se desculpou publicamente pelo incidente e acrescentou que a aeromoça que pediu para que a mulher descesse do avião havia sido punida.

fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/2006/11/21/ult32u15429.jhtm

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Símbolo da amamentação

Eu já queria ter feito um post sobre esse concurso, mas acabei deixando passar e o concurso já acabou. Bem... agora fiz o post! Antes tarde do que nunca.

A revista Mothering lançou recentemente uma campanha para escolher um símbolo que representasse o ato de amamentar. Vários símbolos foram enviados e, entre doze finalistas, finalmente um símbolo foi escolhido.

A idéia da criação desse símbolo é difundir a prática da amamentação e integrá-la na sociedade como algo natural, público, cotidiano. Os estabelecimentos que usarem esse símbolo estarão dando as boas-vindas às mulheres que estão amamentando ou que, separadas do seu bebê, querem retirar seu leite.

O símbolo foi desenhado por Matt Daigle, que é um desiger gráfico, cartunista e pai do Hayden, de um ano. O logo tem copyright disponível livre. Mais informações (em inglês), clique aqui.

terça-feira, 14 de novembro de 2006

Sobre o último feriado

Eu demorei para fazer o post mas agora vai! Preparem-se pois é um post longo, com MUITAS fotos.

Nós viajamos na 5a. feira de manhã, no dia do feriado de Finados. Fizemos uma ótima viagem e a Luiza dormiu praticamente a viagem toda. Assim que chegamos no hotel (o mesmo para onde fomos no último carnaval), a Luiza logo reconheceu o lugar e já passou a se sentir em casa. Olhou pra mim e para minha mãe e falou assim "Eu vou na praia, tá bom?". E foi andando até a praia, olhou a areia e voltou...kkk.

Depois que nos acomodamos no quarto ela quis ir pra piscina. Dessa vez foi uma maravilha pois ela já está acostumada com a bóia e, como a piscina tinha uma escada interna, ela pode entrar e sair sozinha à vontade. Logo em seguida ela almoçou e foi andar de charrete com o Victor.

20061102_chegada


À tarde um solzinho tímido apareceu e corremos para a praia. Ainda não foi dessa vez que ela perdeu o medo do mar, mas pelo menos não ficou desesperada quando me viu entrando.... da outra vez ela ficou apavorada quando eu entrei... vai ver que ela pensou que o mar ia me engolir...rs

20061102_praia


No dia seguinte ficamos na piscina de manhã. À tarde fomos fazer o safari que tem no hotel. Dessa vez foi muito divertido porque meu pai foi também e ficou APAVORADO com o dromedário que insistia em enfiar a cabeça no nosso carro. Demos muitas risadas. Depois a Luiza falava assim: "Eu não gostei do camelo, só da zebra que eu gostei!". kkkk

20061103_safari


No dia seguinte alugamos um carrinho elétrico. Fomos visitar a fazendinha do hotel e dar um passeio pela área das casas. A Luiza adorou dirigir o carrinho, ficou "se sentindo"....

20061104_carrinho


Durante esse feriado, à noite, ela jantava por volta das 19hs. Depois disso eu ficava com ela no bar do hotel até a hora do jantar dos adultos. Nessa hora ela ficava brincando com todo mundo, se mostrou super simpática e carinhosa com todos.

20061104_carinhosa


Quando eu ia jantar, por volta ds 21hs ela já estava começando a ficar cansada, mas aguentava bem até o final do meu jantar. Logo em seguida eu tinha que subir com ela para a quarto, pois ela ia ficando muito enjoadinha.

Foi um feriado maravilhoso, apesar de não ter feito sol. Pude curtir a Luiza 24hs, dormir à tarde com ela (ô coisa boa), descansar e me divertir com minha família.

*******
Aniversário da mamãe

É hoje pessoal!! Aproveitem para visitar meu novo blog: http://flavoli.blogspot.com

niver_baloes

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Dicas de site, blogs etc

logo_globo_mater Recentemente o site do jornal O Globo lançou uma seção só de Maternidade. Nessa seção eu gostaria de destacar dois blogs:

Os dois são atualizados pelo menos uma vez por semana e têm RSS, o que facilita bastante a leitura.

E eu não poderia deixar também de citar a seção "Tire suas dúvidas". Quem responde às dúvidas é o pediatra da Luiza, Dr. Ricardo Chaves!

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

O desmame completo

euamamentei


Aconteceu no dia 30/10, há extamente uma semana. Foi assim, do nada, que eu resolvi desmamar definitivamente a Luiza. Ela só estava mamando uma vez ao dia na hora de dormir. Quando dormia com o Juvenil ou quando a babá botava ela para dormir porque eu iria chegar tarde ela dormia numa boa sem mamar. Eu já vinha ensaiando esse desmame algumas vezes mas ela sempre oferecia resistência e eu acabava cedendo. Eu achava talvez que ela não estivesse preparada para isso mas agora percebo claramente que eu é que não estava.

Até que na segunda-feira passada eu falei que ela não iria mais mamar, que ela já não era mais um bebê, que quando ela dormia com o papai ela não mamava etc e tal. Ela chorou. Bastante até. E soltou a seguinte pérola: "Eu estou com foooooooomeeeeee!". Cara, como ela sabia que esse era o meu ponto fraco?? Putz, quase retrocedi mas falei: "Se você está com fome nós vamos na cozinha fazer um lanche.". E foi então que ela pediu um paninho para secar o olho, deitou no travisseiro e começou a mexer no meu cabelo até dormir. Ufa! Até que não foi tão ruim....

No dia seguinte ela chorou de novo e a sequência dos fatos foi quase igual à do dia anterior. Na quarta-feira (3o.dia) eu não pude chegar cedo em casa e a babá que a colocou para dormir, sem problemas. No dia seguinte nós viajamos e ela teve a oportunidade de ficar grudada em mim praticamente 24 horas. E na hora de dormir ela mesmo falou: "Não pode mais mamar né, mamãe? Eu já sou gande!". E deitou, virou pro lado, mexeu no meu cabelo e dormiu. Imaginem uma mãe feliz e tranquila? Era eu!!

E assim estamos indo a cada dia. Só ontem (domingo) que ela ainda pediu para mamar, disse até que ainda era bebê, espertinha. Mas assim que chegamos no quarto ela deitou e dormiu, sem chorar.

Eu estou muito tranquila, ainda não senti saudades de amamentar. Foram quase 2 anos e 9 meses, ou quase mil dias de amamentação. Tenho certeza que a nossa história de amamentação não terminou por aqui pois sei que plantei nela uma linda semente. E o nosso amor, nosso relacionamento, o carinho que temos uma pela outra, é algo muito maior do que o ato de amamentar.

E para encerrar o post, as últimas fotos que temos mamando, ainda no aniversário de 2 anos da Luiza, no dia 11/02/2006.

ultimafotomamando

domingo, 5 de novembro de 2006

1000 dias

É hoje que a Luiza está completando 1000 dias de existência!! E eu quase me esqueço, sorte que o calendário do Google me avisou. Ainda deu tempo de fazer um scrap comemorativo com uma foto fresquinha tirada ontem na viagem.

scrap_1000dias


Ainda estou editando as fotos e prometo um post, ainda essa semana com notícias da viagem!

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Feriado

Estamos indo viajar para um hotel nessa praia belíssima aí de baixo. Voltamos no domingo com muitas fotos e novidades!

hotel_finados