sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Halloween

bruxa Eu sei que o Halloween é uma festa tradicionalmente americana, que devemos valorizar a nossa cultura, blá, blá, blá... Eu bem que tentei comprar uma fantasia de bruxinha para a Luiza mas o menor tamanho que achei por um preço baratinho foi 2 anos e achei que ficaria grande nela. Não comprei. Nos Estados Unidos as crianças usam fantasias diversas, não só as de bruxa e similares (vampiro, caveira etc). É muito fofo! E elas saem na rua pedindo doce aos vizinhos. Em suma, o halloween original é uma mistura do nosso carnaval com o dia de Cosme e Damião. Se quiser ver, nesse site tem um monte de fantasias para bebê foférrimas!!

Em compensação eu fiz essa montagem tosca da Luiza de chapéu de bruxinha e a madrinha dela (que é profissional no assunto) fez uma montagem linda (abaixo) que servirá para ilustrar o blog no dia de hoje.

Um feliz Dia das Bruxas a todos!

abobora_lulu

Ainda dentinho

O dentinho ainda não nasceu. Ontem ela estava com um mordedor e, de repente, começou a chorar, um choro forte e sentido. Tentei acalmá-la em vão e percebi que ela estava babando muito. Concluí que devia ser o bendito dente. Passei Nenê Dent e, aparentemente, acalmou. Mamou muito e depois dormiu.

É lógico que acordou várias vezes de madrugada. Estava bem enjoadinha e demorou para voltar a dormir. Não vejo a hora desse dente nascer de uma vez... ô trabalho de parto demorado esse!!!

*******
Fotos e mais fotos!!

20041023-08
Na festinha de sábado passado, na piscina de bolas!

20041026-11
Olha que charme o penteado!!

20041026-04
Pedrita

quarta-feira, 27 de outubro de 2004

Niver da Dinda

Hoje (27/10) é aniversário da minha amigona Andréa, dinda da Luiza. Amiga, você sabe o quanto é especial na nossa vida, né? Parabéns mais uma vez!! Fica aqui uma foto da primeira vez que você pegou a Lulu no colo.

20040210_15a
Dinda orgulhosa!


*******

Dentes

Acho que agora os dentinhos estão vindo para valer. Na semana passada eu tinha comprado a Matricária Chamomilla, que é um pózinho homeopático para as "perturbações decorrentes do aparecimento e da mudança dos dentes nas crianças" (é o que diz na embalagem). Eu não sei como ela estaria sem esse remédio, mas hoje ela ficou muito enjoada. Quase não comeu, não tomou todo o leite à tarde, tentou morder tudo que via pela frente... uma judiação. Acabei comprando o bom e velho Nenê Dent para aliviar o desconforto. Hoje apliquei uma vez apenas. Amanhã vamos ver como ela se comporta. Se continuar irritada e o dente não "nascer" vamos usar novamente.

Vou deixar umas fotinhos.


20041021-03
Tentando pegar a Hello Kitty no monitor do computador.

20041022-05
Fazendo bagunça no chão.

Sem novidades

Estou sem novidades para contar. Luiza continua linda, foférrima, engatinhando para todos os lados, e fazendo muita bagunça.

Ficam aqui duas fotos tiradas no domingo.

close2004102401
Nariz de batata!

close2004102402
Brincando de esconder

segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Voltei

Eu dei uma "sumida" nesse final de semana mas foi por total falta de tempo. Como eu havia falado aqui nós tivemos duas festinhas para ir no sábado e conseguimos comparecer às duas. Luiza se esbaldou, ficou agitadíssima e deu um baile na gente de madrugada. Acordou por volta das 2:30 e só conseguimos fazê-la dormir novamente depois das 04:00. É incrível!! Quando ela não tem um dia tranquilo, pode ter certeza que à noite será agitada também. É importante para ela dormir de dia para dormir bem de noite.

Ontem foi mais calmo, passamos o dia na casa dos meus pais e depois ela dormiu a noite toda, coisa que não fazia há muito tempo. Acordei até assustada, achando que tinha acontecido alguma coisa... hehehe.

Vou deixar aqui duas fotos tiradas ontem.

close-chapeu
De chapéu ainda em casa

banho20041024
Fazendo cara de sapeca na hora do banho

sexta-feira, 22 de outubro de 2004

Caiu

Eu já tinha contado aqui que quando a Luiza acorda de madrugada a gente traz ela pra nossa cama, né? Pois bem, essa noite eu tentei duas vezes levá-la de volta para o berço e uma hora depois ela acordava chorando. Sinceramente, eu tenho que levantar cedo, passo mais de 10 horas fora de casa e valorizo muito as minhas horas de sono. Acabei cedendo e trazendo-a definitivamente para nossa cama às 04:00. Ela dormiu até uma seis e pouco quando mamou, dormiu de novo e eu me levantei para me arrumar.

Normalmente, quando saio para trabalhar o Juvenil ainda está dormindo. Quando ele sai para trabalhar, deixa a Luiza dormindo na nossa cama com a babá eletrônica ligada para que a babá humana possa ouvir quando ela acordar. Hoje não foi diferente.

Só que hoje ela caiu da cama!! A babá me ligou antes da 09:00 contando que estava tudo bem mas que ela tinha caído da cama. Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas os travesseiros que deixamos em volta dela estavam no mesmo lugar. Eu acho que ela acordou, não fez barulho e resolveu engatinhar pela cama. E caiu tadinha... Na hora que a babá me contou meu estômago embrulhou, meu coração veio na boca e me senti PÉSSIMA!!

Eu só ficava imaginando o susto dela quando a cama acabou e ela caiu... e o pior: não tinha ninguém para socorrê-la de imediato! Putz, no primeiro tombo da minha filha eu não estava lá para consolá-la... droga!!

Depois conversei com o Juvenil pelo telefone e decidimos que ela nunca mais ficará dormindo na nossa cama sozinha. Quando a gente sair para trabalhar vamos colocá-la de volta ao berço. E ponto final!!

*******
Boneca engatinhadora

A Luiza ganhou da Bernadete (madrinha de consagração) uma boneca que engatinha e canta uma músiquinha. A boneca é engraçadinha, carequinha, com um macacão rosinha e de faixinha na cabeça, uma miniatura da Luiza, que adorou ver o seu clone em miniatura rebolando pela casa. Tem foto no final!!

*******
Fotos

luiza_boneca
Brincando com a boneca que ganhou da dinda de consagração.

close20041018-06
Em close, com a mamãe

quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Palminhas

A Luiza está meio atrasada nessa etapa do desenvolvimento dela. Eu sei que cada bebê é unico, que cada um tem um ritmo de desenvolvimento diferente, mas tenho visto por aí bebês de seis meses que já estão batendo palminha.

Ela já sabe que tem que bater palmas quando cantamos "Parabéns para você" mas ainda não consegue coordenar os movimentos. Ela tenta, levanta os braços, junta as mãozinhas e fica balançando as duas mãos juntas ao mesmo tempo, muito engraçado. No domingo eu consegui tirar uma foto dela, toda concentrada, olhando para as mãos e tentando coordenar os movimentos. Está logo abaixo.

*******
Vida social

A mocinha já tem uma vida social badaladíssima! Nesse sábado temos duas festinhas para ir, uma de um amiguinho da pracinha e outra da filha de uma amiga minha. Vamos tentar conciliar e comparecer às duas. No mês de novembro ela tem festinhas quase todos os finais de semana. A agenda social dela está concorridíssima!

*******
Fotos

azul_cercado
No cercado, na casa dos meus pais, domingo passado.

palminha
Tentando bater palminha, concentradíssima

quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Bico

Luiza agora aprendeu a fazer um bico quando está contrariada. Faz quando está com sono, quando estamos fora de casa e ela está de saco cheio, quando quer pegar alguma coisa que não pode e em outros momentos também. Parece que ela está fazendo "bichinho" mas é um bicão mesmo.

No domingo passamos o dia na casa dos meus pais e à noite ela devia estar louca para ir para casa e começou a fazer o bico direto. Tem uma foto aí em baixo dela no colo do Juvenil fazendo o bico. Ontem consegui fotografar o bico "em close". Estão todas aí no final do post.

Outra coisa que ela aprendeu foi o signfiicado da palavra não. Quando ela vai fazer alguma coisa que não pode eu fico falando "Luiza, não!". Aí ela para, olha para mim, e tenta novamente. Depois de uns cinco "nãos" cai no maior choro. Sinal de que já entendeu que aquilo é proibido e fica frustrada por não poder fazer. Domingo eu fotografei ela chorando após tentar mexer no fio do abajour do quarto dela.

Divirtam-se com as fotos!

bico_pai
Fazendo bico no colo do pai. Reparem que o Juvenil também está bicudo!!

bico1
Biquinho fofo!

bico2
Que menina mais enfezada!!

chora_20041017-33
Chorando porque queria mexer no fio do abajour

terça-feira, 19 de outubro de 2004

Falta e sobra

Essa poesia foi escrita pela Ana Cláudia mãe da Ana Cecília e é PER-FEI-TA! Mais uma vez, a Ana escreveu o que eu queria ter escrito.

Falta tempo, falta tempo, falta tempo
Faltam paciência, tesão, estrutura
Faltam apoio, ajuda, descanso
Falta dinheiro, falta dinheiro, falta dinheiro

Sobra cansaço, sobra medo, sobra irritação
Sobram inspiração, emoção, alegria
Sobra desespero, sobra exaltação, sobra sentimento
Sobra amor, sobra amor, sobra amor

Pra tanto coração
Pra tanto sentimento
Pra tanto apertado que fica meu momento

Falta isso e aquilo mas sobra vida, muita vida
Na vida de uma mãe



Extraído do blog A lua toda brilha.
*******

hospcl1f Dia do Médico

Foi ontem o Dia do Médico. Mandei emails para os médicos que conheço, inclusive o meu obstetra e o pediatra da Luiza. Aproveito para deixar aqui um beijo mais que especial para meu pai, meu irmão Gustavo e minha futura cunhada Débora, os médicos da família.

domingo, 17 de outubro de 2004

Aniversário da Vovó Clélia

Sábado foi aniversário da minha sogra e fomos almoçar na casa dela. A casa estava cheia com a família e, milagrosamente, a Luiza quase não estranhou as pessoas. Acho que agora ela está se acostumando com a família toda. O calor era tanto que, no final da tarde, ela tomou um banho de chuveiro com o papai. Na hora não gostou muito, é verdade, mas depois ficou toda alegrinha, pois refrescou.

Ela está muito levada. Agora mesmo estava tentando botá-la para dormir na minha cama. De repente, ela ficou de quatro e saiu engatinhando rápido para a ponta da cama. Eu dei um grito na hora e falei assustada "Luiza do céu!". Ela caiu na gargalhada!! Depois olhava para minha cara e repetia a cena. Aí eu repetia o meu "susto" e ela caía na gargalhada de novo. Ficou tão elétrica que só foi dormir às 23:30.

Vou deixar umas fotos do aniversário da vovó e outras tiradas em casa.

*******
Fotos

20041013-36
Três dedos de uma vez só... gulosa!

20041014-03
Aliviando a gengiva com um mordedor geladinho.

20041014-14
Soninho gostoso! Reparem no bico!

20041016-01
Com a vovó Clélia

20041016-21
Com a prima Alexia.

20041016-47
No carrinho que ganhou dos avós paternos pelo Dia das Crianças.

20041016-48
Fazendo cara de séria!

sexta-feira, 15 de outubro de 2004

De molho

Estou com dor de garganta e uma tosse chata que me deixaram afônica ontem à noite e hoje de manhã. Por conta disso fiquei em casa hoje para ficar "de bico calado" e ver se melhoro logo. Aproveitei para descarregar as fotos mais recentes e dar uma atualizada no blog.

Atualizei os gráficos de altura, peso e perímetro cefálico.

*******
Fotos

20041012-01
No dia das crianças com o presente que o papai deu.

20041012-12
Brincando com as bolhas de sabão.

20041012-26
Fazendo farra no chão, de saia e fivelinha.

20041012-30
Toda charmosa!

20041013-04
Brincando com o presente que ganhou dos avós.

20041013-17
Em pé, sem apoio!

20041013-27
Detalhe da pintinha na coxa esquerda.

quinta-feira, 14 de outubro de 2004

Fashion

Eu não sei se vocês lembram quando voltei a trabalhar que a Luiza não aceitava o meu leite a não ser "direto da fonte". Tentamos o copinho e uma variedada de mamadeiras e bicos. No dia em que voltei a trabalhar ela aceitou uma chuquinha de 90ml com um bico de látex bem molinho. Só que esses 90ml eram pouco para saciar a fome da dondoca então tinha que fazer um "break" para reabastecer a chuquinha. E ela reclamava.

Eu já estava preocupada e acabei comprando uma mamadeira rosa shock que tinha um bico parecido com o da chuquinha só que de silicone e um pouco mais duro. No primeiro dia ela aceitou de cara! A babá me contou que ela ficou encantada com a cor da mamadeira e mamou direto! Ufa! Demos adeus à chuquinha.

Pois bem, na sexta feira, a babá foi esterelizar a mamadeira como de costume no esterilizador para microondas e, não sabemos o que aconteceu, o esterelizador derreteu e danificou tudo o que estava dentro, inclusive a tal mamadeira rosa. O bico saiu intacto. Como tínhamos o fim de semana pela frente (eu em casa) não foi preciso dar o leite na mamadeira.

Na segunda feira, a babá preparou o leite e botou em outra mamadeira com o bico da mamadeira rosa. Vocês acreditam que ela não aceitou? Resmungou, virou a cara e só mamou 120ml (normalmente mama 250ml) e isso porque acabou dormindo...

Minha filha, definitivamente é muito fashion. Só gosta de mamadeira rosa shock! Hoje a babá vai tentar oferecer o leite no copinho da Lillo Gerber que também é rosa. Depois eu conto no que deu....

*******
Pediatra

Fomos ontem ao pediatra e Luiza está pesando 9,250kg e medindo 70,5cm. Desde a última consulta (há dois meses) ela cresceu 2,5cm e engorou 1,100kg. Ganhamos os parabéns do Dr. Ricardo. Vamos continuar com a amamentação e não houve grandes mudanças na alimentação. A parte que eu mais gostei foi quando ele disse que, por ter chegado até aqui amamentando a Luiza, eu merecia uma medalha de ouro! Fiquei toda orgulhosa! Ah! Ele examinou a gengiva dela e viu que vem dentinho por aí...

*******
Mais fotos

Seguem algumas fotos tiras no último final de semana.

20041010-009
Com os óculos que ganhou do dindo a da tia Débora

20041010-017
Com o papai, na varanda de casa

20041010-045
Fazendo bagunça no cercado

quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Fotos e notícias

O Dia das Crianças ontem foi muito legal. Acordamos por volta das 08:30 e o Juvenil já foi logo dando o presente que ele comprou para a Luiza: uma máquina de tirar retratos de pelúcia, muito fofa. Ela faz um barulhinho imitando o barulho de uma máquina de verdade, acende umas luzes e "fala" umas frases muito bonitinhas. Tem um espelhinho atrás para a criança se ver a Luiza adorou. Eu comprei um jogo de bolhinhas de sabão do Ursinho Pooh e a Luiza ficou fascinada com as bolhas coloridas. Tentava pegar e as bolhas estouravam... um barato! Tiramos fotos mas ainda não estão aqui comigo.

À tarde fomos na casa da minha tia pois ela estava promovendo um "chá de casa" para meu primo que vai morar sozinho e está montando o apartamento. A Luiza ganhou presentes das minhas tias e minhas avós. Meus pais também deram um presentão: uma mesa de atividades da Chicco que a Luiza ficou fascinada.

Esqueci de contar que no domingo, no cercado que fica na casa dos meus pais, a Luiza ficou em pé, sem apoio, por uns cinco segundos. Não deu tempo de fotografar, uma pena. Na hora, a minha mãe ficou assustada e só sabia falar "Flavia, Flavia, Flavia, Flavia" para eu fazer alguma coisa. Mas eu vi que ela estava relativamente segura e deixei. Logo ela sentiu que iria cair e se segurou novamente na borda do cercado. Muito metida esse minha filha, não?

Deixo aqui algumas fotos tiradas no sábado, dia em que ela completou oito meses.

20041009-04
Linda de chapéu, com a mamãe.

20041009-20
Querendo engatinhar na cama da vovó

20041009-54
Fazendo bagunça no jardim, brincando com uma margarida

20041009-72
Olha o pé imundo dessa menina!

segunda-feira, 11 de outubro de 2004

Triste

sabino Eu sei que esse assunto não tem nada a ver com "Gravidez e Maternidade" mas tem a ver com a história da minha vida e com a minha formação.

Acabei de voltar do almoço e fiquei muito triste com a notícia da morte do escritor Fernando Sabino. Eu sou apaixonada pela obra dele, tenho quase todos os livros, alguns comprados em sebos e inclusive um autografado por ele.

(* suspiro *)

Esses livros serão guardados com muito carinho para um dia, quem sabe, minha filha poder desfrutar do prazer que é ler um bom livro! Fica um vazio na literatura brasileira, com certeza!

domingo, 10 de outubro de 2004

Oitava comemoração

Eu tinha falado aqui que iríamos comprar uma torta para cantar os parabéns dos oito meses da Luiza, né? Mas quando cheguei na casa dos meus pais tinha um pudim de leite lindo, que a Bruna tinha feito e resolvemos variar esse mês. Cantamos o parabéns em um pudim!

Vejam as fotos!

bolo9
O pudim!

20041009-30
No colo do vovô, na hora do "parabéns".

familiafeliz9
Família feliz, nos oito meses da Luiza

sábado, 9 de outubro de 2004

Oito meses

Já passa da meia-noite, então já posso postar....

Hoje minha bonequinha completa oito meses de vida! Faltam apenas quatro para o 1º aniversário!! Caramba, é muito louco isso... como o tempo voa! Parece que foi outro dia que me descobri grávida, depois a preparação para o parto, o parto, os primeiros meses, as primeiras papinhas... e hoje a danadinha está com 2/3 de um ano. Vamos cantar "Parabéns" na casa dos meus pais, com uma torta que ainda vamos comprar...

Essa noite coloquei a Luiza para dormir como faço sempre (mamando deitada na nossa cama) e depois a coloquei no berço. Em menos de 20 minutos ela já estava chorando. Tentei em vão colocá-la para dormir novamente no berço. O Juvenil foi para o quarto dela comigo e ficamos sentados no chão observando as peripécias de Dona Luiza. Vocês acreditam que ela, em pé no berço, já está "andando" pela grade? Foi até a cabeceira do berço e se penderou no móbile, quase arrebentando tudo. Aí olhava para a gente esperando aprovação. Tirei o móbile do berço e ela descobriu a babá eletrônica. Tirei também. Ela não parava. Resolvi sair do quarto e deixá-la com o Juvenil. Foi só ela perceber que eu não estava mais no quarto que começou a chorar. Desisti, levei ela para o nosso quarto e botei-a para dormir mamando novamente. Depois deixei ela pegar no sono pesado e o Juvenil a levou para o berço. Está lá dormindo até agora, vamos ver até quando. Se Deus quiser até amanhã!

Falando nisso, comprei o livro "Soluções para noites sem choro", dica da Carla, mãe da Luisa. Ainda não comecei a ler, mas espero encontrar nesse livro uma solução mais humanizada do que o livro "Nana nenê". Esse eu li e não tive coragem nem de tentar o método. Deixar bebê chorando com tempo cronometrado definitivamente não é para mim... Depois eu conto o que achei desse outro livro.

Deixo aqui um selinho, feito em homenagem aos oito meses de muita gostosura da Luiza.

selo8

sexta-feira, 8 de outubro de 2004

Laços e fitas

Eu adoro enfeitar a minha filha. Desde que ela nasceu que já usava uns lacinhos mínimos de colar na cabecinha dela. Nas fotos antigas do blog ela está assim. Depois, a cola dos laços começou a arrancar os (poucos) cabelos dela e parei de usar. Comecei a usar essas faixinhas de malha que são lindas e não arrancam os cabelos da Luiza.

Por volta dos seis meses a Luiza estava no shopping com a minha mãe e uma pediatra as parou para dizer que essas faixas deviam ser sempre usadas passando por cima da ponta da orelha, para não tracionar o couro cabeludo para cima e projetar as orelhas para fora. A Luiza tem umas orelhinhas de abano beeem protuberantes e isso nunca nos incomodou. Mas, quando essa pediatra falou isso, achamos que, com o uso incorreto da faixa, podíamos estar aumentando o problema.

Desde então passamos a usar a faixa "prendendo" a pontinha da orelha dela. Isso não signifca que tenho vergonha da minha filha. Aliás, se eu tivesse vergonha dela (será que alguma mãe tem?) eu não estaria aqui justamente fazendo um blog para ela, né?

Vou deixar aqui uma seleção de fotos com laços, presilhas e faixas, todas com a orelha "ao natural".

lacosefitas