terça-feira, 30 de setembro de 2003
Obrigada pela força
Bem, quando cheguei em casa ontem, botei um CD com músicas de relaxamento e fiz minha sessão de yoga. Depois fiquei lendo o livro da Fadynha que ensina um monte de coisas legais!! Aí fiquei praticando kegel e.... senti uns empurrõezinhos dentro da minha barriga. A cada contração do períneo, era uma reação dentro da barriga... uma delícia!!
Depois, quando fui deitar, o Juvenil já estava dormindo, eu fiquei apertando a barriga e tive a impressão de poder sentir o movimento com a mão. Como não tinha certeza disso, achei melhor não acordar o Juvenil, tadinho, tava tão cansado... Mas hoje vou repetir o kegel e ver se ele sente alguma coisa.
segunda-feira, 29 de setembro de 2003
Eu num tô tintindo nada...
Hoje quando chegar em casa, vou fazer uma sessão de yoga para relaxar e afastar esses pensamentos negativos da minha cabeça.
sábado, 27 de setembro de 2003
Notícias de Sábado
Hoje é aniversário da minha avó Nora. Tadinha, ela ia almoçar com a gente na casa da minha mãe, mas ficou doente e não pode nem sair de casa. Eu e minha mãe fomos lá visitá-la e levamos um buquê de rosas. Vó, melhoras e parabéns!!
Ah, já ia esquecendo de contar que cortei o cabelo hoje. Não via a hora!! Cabelo curto é um saco porque quando cresce incomoda pra caramba!! Agora ficou show de novo.
sexta-feira, 26 de setembro de 2003
Inchaço nos pés
Fui tirar a pressão no ambulatório aqui da empresa mas, graças a Deus a pressão estava 10 x 6!! Ufa!! Não estou com pressão alta.
Hoje tenho acupuntura e vou pedir ao Kioshi que bote umas agulhinhas milagrosas para diminuir a retenção de líquidos. Depois vou para casa e ficarei, literalmente, de pernas para o alto. Espero que melhore....
*******
Ah! Estamos concorrendo no iBest na categoria Blogs.
Precisamos de seu votinho!!
Para votar na gente, clique no selo ao lado!!
quinta-feira, 25 de setembro de 2003
Vovô Zazá e Vovó Claclá chegaram!!
Eles ficaram impressionados com o tamanho da minha barriga!! Realmente a Luiza deu um estirão essa semana. Eu mesma às vezes me assuto. Tenho passado muito bem nas últimas semanas. A barriga não tem pesado, não inchei, me sinto ótima!! A parte digestiva também está funcionando legal: não tive mais azia nem prisão de ventre. Parece que agora meu organismo se acostumou com a gravidez.... Esse segundo trimestre está sendo mesmo uma maravilha!!!
Já está mexendo??
Para quem quer saber se eu já senti a Luiza mexer, aqui vão as últimas novidades: terça-feira na Yoga estava no relaxamento deitada para o lado direito e quando me virei de barriga para cima, senti uma tremedeira na barriga. Botei a mão em cima e minha mão tremia também!!! Foi tão forte que achei que se alguém estivesse olhando, veria a barriga tremer. Dizem que no início da gravidez a gente sente umas borboletas na barriga. Não achei que pareciam borboletas e sim um beija-flor desesperado!!!
À noite fiz uma massagem que a Pata me sugeriu e senti de novo isso. Será que foi a Lulu se manifestando???? Ainda não tenho certeza. Quem me pergunta eu digo que ainda não estou sentindo nada. Vamos aguardar mais uma semana. Já me disseram que a partir de 20 semanas, não tem para onde correr. Vou sentir de qualquer jeito. Quem viver, verá!!
quarta-feira, 24 de setembro de 2003
Aniversário da Rafaela
Parto na beira da estrada
Mais detalhes podem ser lido nos sites do Jornal do Estado e da Gazeta do Povo.
terça-feira, 23 de setembro de 2003
Primavera
Cartão que ganhei
Recebi um cartão lindinho da minha amiga virtual Helga. Brigadão, viu amiga? Legal saber que tanta gente que eu nem conheço "de verdade" torce por nós.
Quem quiser ver o cartão, pode clicar aqui.
Anne Geddes
Mais roupinhas podem ser vistas direto no site da Anne Geddes.
segunda-feira, 22 de setembro de 2003
José Angelo Gaiarsa
O CRIME GRITANTE CONTRA A HUMANIDADE QUE SÃO AS MATERNIDADES
Trata-se de um crime de má fé, não de simples ignorância, porque o obstetra tem uma boa idéia dessas coisas e de outras também. Um bichinho qualquer ficou lá dentro meses, em simbiose autêntica. Sai o filhote e a fêmea está em volta, a primeira coisa que ela faz é lambê-lo inteiro, depois come a placenta, fica junto e aquece, dá de mamar. Ela fica lá o tempo inteiro, e essa é a maior garantia de sobrevivência e saúde da mãe e da espécie.
Vamos lembrar mais coisas sobre chimpanzés. Eles estão muito próximos de nós, apesar da diferença de aspecto físico. Dizem os estudiosos o seguinte: a diferença cromossômica entre nós e os chimpanzés é de 1%. A diferença de composição das proteínas é de 1%, embora esse número seja difícil de esclarecer; a história evolutiva do chimpanzé é 99% igual à nossa.
Portanto, nossa diferença em relação aos chimpanzés é bastante limitada.Vamos deixar isso dito porque vou falar muito sobre chimpanzés, e alguém vai dizer: "Mas eu não tenho nada a ver com chimpanzés". Estou mostrando que tem, e muito.
Então voltemos à maternidade, cujo crime básico é: nasceu a criança, afasta da mãe. Eu não sei como é que se pode inventar uma coisa dessas. Nos ambientes médicos se diz que, quando o sujeito não tem vocação para médico ele se torna parteiro, porque 97 vezes em cem a criança nasce muito bem, obrigado.
Algumas maternidades hoje em dia permitem - se a mãe quiser - que o filho fique junto dela. Mas, depois de ouvir esta notícia, as conversas continuaram, e algo mais foi se esclarecendo. É verdade, a proposta é feita, mas não é facilitada. É feita formalmente, compreende? Mas as caras e os jeitos estão dizendo: "Olha, não queira ficar, viu? Lá no berçário ele fica bem. Nós sabemos cuidar dele melhor do que você. Afinal, é seu primeiro filho, e você está fraca e cansada...". Epílogo tristíssimo: a maior parte das mães prefere que o filho fique longe.
A meu ver, um sinal claro de degeneração do instinto maternal produzida pela tecnologia hospitalar e por mil preconceitos descabidos contra o contato. Não que ele seja proibido, não. É apenas sutilmente desvalorizado. Nós somos muito parecidos com o canguru (e todos os marsupiais) num ponto. Vocês sabem que os cangurus nascem duas vezes. A primeira, minúsculo, nem sei como consegue rastejar entre os pêlos e dobras de pele até chegar à bolsa marsupial. Lá, gruda numa tetinha elástica, ficando em contato muito íntimo e muito demorado com ela durante meses e meses. Os marsupiais têm dois úteros, o útero propriamente dito, onde o filhote é gestado, e a bolsa marsupial, também chamada de útero externo. O ser humano é igualzinho ao canguru, só que a bolsa marsupial do nenê são os braços, o colo e o aconchego - o contato permanente com a mãe.
E precisa estar. Vocês sabem que o ser humano nasce e permanece muito tempo frágil e desamparado. Comparem esta história com a de um herbívoro, um búfalo, um cavalo. A fêmea dá a luz andando; o filhote, ao cabo de quinze, vinte minutos, começa a se por em pé, com todas aquelas varinhas espetadas, não sabendo bem manejá-las para andar. Mas é essencial que daí a não muitos minutos ele esteja em pé, porque, se em vez de quinze minutos ele levar 25, a fêmea o abandonará a fim de não se separar da manada, que é sua melhor proteção. Ele tem que aprender depressa a acompanhar o rebanho porque senão a onça pode comê-lo! Ao cabo de duas horas ele é um adulto pequeno, já tem liberdade - e controle - de movimentos. Pode correr, fugir. Pode acompanhar a mãe e a manada. Está seguro.
No começo da vida, um ser humano não sobrevive de jeito nenhum se não tiver um adulto em volta. E durante muitos meses é assim. Ele só vai andar com um ano de idade, a idade da autonomia - ou começo da liberdade. Agora ele sabe alguma coisa de essencial para sua vida. Sabe chegar aonde quer e fugir do que não quer. Nessa hora é que se estaria saindo da bolsa marsupial. É aí, por volta de um ano, que a criança humana é uma criança. Até essa idade é um feto. Até seu aspecto é de um feto - cabeça grande, tronco menor, membros minúsculos. Separá-la da mãe é um crime inominável.
Pelo amor de Deus, se alguém aqui vai dar à luz, segure seu filho perto, mesmo que não saiba o que fazer. Melhor que ele fique perto, desesperado, do que num berçário tranqüilo, aliás, nem é tão tranqüilo. Depois tem todo o resto da história dos berçários, mamadeiras com lactose (açúcar) para que ele pare de chorar, se envenene, perca a fome - e resmungue na hora de mamar.
Minha primeira mulher era médica, trabalhava na maternidade onde deu à luz, não foi nem um pouco bem tratada. E ela era médica de lá! A mesma gritaria, a mesma palhaçada de ordens contraditórias: "Faça força", "empurre". Na sala ao lado tem uma xingando o marido. "Desgraçado... nunca mais"...
A cena do nascimento humano às vezes é um horror. Vejam, não é uma opinião minha; a sociedade seria uma espécie de organismo vivo. Instituições, costumes e preconceitos não surgem por acaso, nem isolada nem independentemente. Entre nós o nascimento imprime, no fundo, a noção de que este mundo é perigoso - muito. Preciso fazer tudo o que me disserem e ficar bonzinho para sobreviver. Estou num mundo mais do que inimigo. Nasci do calor para o frio, do silêncio para o barulho de gritos e berros, do macio para o duro, do acolhedor para a solidão.
Um bom amigo acompanhou o nascimento da segunda filha. Como era médico, deixaram-no ficar. E ele descreveu claramente a enfermeira padrão da sala de parto, que é um monumento de insensibilidade. O que ela menos gosta na vida é de criança; está "farta" de ver bebê chorando e mãe berrando e tudo o mais. Ela pegou a criança, era um dia frio, pôs um pano finíssimo sobre a balança, que é uma lâmina de aço inox, e, sobre o frio da balança, pôs a recém-nascida nua. Natural, é preciso pesar, é a balança, tudo lógico, tudo bem explicado - a gente sempre explica tudo. E assim deixa tudo como está.
Voltam para casa e, um ou dois dias depois, meu amigo chega perto do berço e percebe que a menininha está com as costas encurvadas para não encostar no colchão. Ele percebeu na hora - Graças a Deus, graças a ele, ou até graças a mim, que lhe mostrei muito dessas coisas. O que ele fez? Pôs a mão sob o dorso da criança, mão quente, macia, gostosa. Fez força para cima, um pouco, até a criança perceber o apoio. Aí ele foi descendo a mão devagar, e ela foi descendo as costas junto até encostar na cama.
Ao ser posta sobre o frio do aço inox, ela endureceu e encurvou as costas para evitar o contato gelado. E ficaria assim não sei até quando se ele não tivesse percebido. Ela começaria com um desvio de coluna no primeiro dia de vida! O ser humano é extremamente delicado, não só desamparado mas também muito sensível. Precisamos aprender a cuidar muito melhor das crianças.
GAIARSA, José Ângelo- AMORES PERFEITOS - oitava edição - Editora Gente - São Paulo, 1994 - páginas 94 a 97
quinta-feira, 18 de setembro de 2003
Nasceu João Pedro!!
Aos novos pais desejamos tudo de bom e que a convivência com o novo membro da família seja o mais tranquilia possível.
EDITADO em 19/09/2003: Estive lá ontem à noite e achei o João Pedro a cara do Neto!! Na foto não parece, mas ao vivo, é muito parecido. Uma coisa engraçada: quando estava indo para a maternidade liguei para o Juvenil para avisar que estava indo visitar o filho do Neto e ele disse: "Ah! O bisneto"... :-)
Atualizei a cartinha
quarta-feira, 17 de setembro de 2003
Mais uma semana....
Ontem completei 18 semanas de gestação. Já estamos quase no meio do caminho. Como passou rápido!! É incrível essa dualidade, pois ao mesmo tempo que parece ter passado rápido, sinto que ainda falta uma eternidade para termos a Luiza nos nossos braços. Minha barriga agora já é de grávida. Já posso ser reconhecida na rua como tal. Juvenil disse ontem que eu estava muito engraçada barriguda. Eu preferiria que ele tivesse dito que estava linda, mas realmente estou engraçada. Tenho senso de humor. A gente começa a crescer para a frente, a roupa aperta, a calcinha enrola barriga abaixo, tudo muda!! Já tive que comprar umas roupitchas de gestante. Não vejo a hora de começar a sentir os movimentos da minha filha na barriga. A expectativa é tanta que na hora que isso acontecer acho que vou sair pulando de alegria!!
18ª semana
O feto ouve vozes, principalmente da mãe. O cérebro começa decifrar os sentidos como tato, audição. Sente o carinho com massagens sobre o abdome. É hora de conversar com seu bebê, de fazer carinho, mesmo ainda com dificuldade para acreditar que tudo isso está acontecendo com você. A presença do bebê no mundo agora é sentida através de seus pontapés, cotoveladas, que já são observados com facilidade. Os olhos já estão sensíveis a luz. Ele já está se acostumando com o som do fluxo sangüíneo do cordão e às batidas de seu coração. Ele da cambalhotas, chupa o dedo, senta de pernas cruzadas, muda de posição para se recostar. Responde a estímulos externos, como luz forte e sons muito altos.
terça-feira, 16 de setembro de 2003
Coceira
Deus me livre de ficar com a barriga toda listrada, igual uma zebra!!! Eca!!
segunda-feira, 15 de setembro de 2003
Amor
Achei hoje essa frase no meio de alguns emails antigos e tive vontade de fazer um montagem com essa foto. Ficou legal, né?
No sábado, o Juvenil ficou navegando por aqui. Atualmente ele não tem tido tempo de ficar na Internet e muita coisa que postei ele desconhecia. Então aproveito esse post para fazer uma homenagem a ele.
Ele merece essa homenagem pois tem sido um marido maravilhoso. Ele está se mostrando uma pessoa super compreensiva nesse momento em que estou mais fragilizada (acho que ele está adorando, porque normalmente sou meio durona). Vive querendo me proteger e quando eu saio sozinha ele avisa: "Cuidado na rua!!", "Olha para o chão para não tropeçar!!" e coisas desse tipo.
É muito legar ver como ele está curtindo essa gravidez tanto quanto eu... Não vejo a hora de sentir a Luiza mexendo na barriga, mas o mais legal vai ser ver a cara dele quando ele conseguir sentir também. E o parto?? Mal posso imaginar como nós dois vamos chorar de tanta emoção que vamos viver juntos... só de pensar já dá um nó na garganta!!!!
Realmente, minha vida está um carnaval ultimamente!!
Meu amor, eu te amo muito!!!!!!
domingo, 14 de setembro de 2003
Amamentação
Ontem fiz um curso intensivo de amamentação no Instituto Aurora com a fonoaudióloga Aline Sudo. O curso foi bem legal, deu para tirar várias dúvidas e aprender coisas novas.
Falamos sobre livre demanda, amamentação exclusiva até os seis meses, chupetas, mamadeiras, posições para amamentação, ordenha manual, doação de leite para bancos de leite entre outros assuntos. Ficamos sabendo que o corpo de Bombeiros busca o leite na sua casa e leva para o banco de leite da sua cidade. Tanta gente desperdiça leite humano, enquanto muitos bebês cujas mães não podem amamentar têm que tomar leite industrializado... uma pena!!
Uma coisa muito legal é que o único bico que o bebê deve conhecer até os seis meses é o do seio, pois, caso contrário isso pode prejudicar a amamentação. A Aline nos perguntou se alguém já tinha visto alguma propaganda de chupeta ou mamadeira nos meios de comunicação. Não!!! Sabe por que?? Porque é PRO-I-BI-DO.
Existe toda uma legislação da ANVISA que não permite isso. Além disso, os fabricantes de bicos, mamadeiras e chupetas são obrigados a colocar nos rótulos de seus produtos a seguinte advertência: "O Ministério da Saúde informa: a criança que mama no peito não necessita de mamadeira, bico ou chupeta. O uso da mamadeira, bico ou chupeta prejudica a amamentação e seu uso prolongado prejudica a dentição e a fala da criança."
É incrível como apesar disso tudo, as pessoas ainda insistem que chupeta e mamadeira são bons para a criança....
Eu quero ser uma vaca leiteira e ter bastante leite para minha filhota mamar e ainda sobrar um pouco para doar!!!
Saiba mais nos links abaixo:
- Advertências em mamadeiras e chupetas vão estimular amamentação
- Proibido para menores de 3 anos
- Amamentação online
- Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar
- Parceria com bombeiros facilita coleta domiciliar de leite materno
10 razões para você amamentar o seu bebê
sexta-feira, 12 de setembro de 2003
A Luiza já tem dindo e dinda
Ele queria que fosse um dos meus irmãos (eu tenho 2). Resolvemos fazer um sorteio e deu que, se fosse menino seria o Bruno e menina o Guta. Com essa expectativa toda para saber o sexo, tivemos que esperar a confirmação para formalizar os convites.
Na 4a. feira mesmo, depois da ultra, o Juvenil falou com o Guta e ele aceitou na hora. Ontem convidamos a Andréa para ser a dinda da Luiza e ela ficou super feliz. Acho que até que percebi um brilho diferente nos olhos dela, seriam lágrimas? Amiga, eu também fiquei muito feliz com essa escolha... não podia ser outra pessoa né?
quarta-feira, 10 de setembro de 2003
É uma menina!
Parece que a maioria acertou mesmo. Na enquete que havia aqui no blog 58,33% apostaram na Luiza e 40,28% no Luiz Felipe.
Assim que puder colocarei a imagem da ultra que mostra que nosso bebê é mesmo a Luiza.
Seguem abaixo duas fotos tiradas na clínica na hora do exame!! Que mico, não?!
Dessa vez, meus pais não foram na ultra pois estão viajando, mas foram minha avó Nora, Guta e Débora. Depois fomos todos lanchar na casa da minha avó. Lá a Luiza ganhou alguns presentes do Guta e da Débora. Uma pulseirinha de ouro (Guta), um brinco de ouro de bolinha (Débora) e um vestidinho lindo (Débora) que está na foto abaixo:
terça-feira, 9 de setembro de 2003
Barriga de 17 semanas
Amanhã (10/09) vou fazer a ultra para confirmar se a Luiza é mesmo Luiza ou se e é o Luiz Felipe brincando de esconde-esconde.
Aí vão as fotos:
Um parto à africana
Rituais africanos assustaram o obstetra Abner Lobão Neto na sala de parto, quando ele aprendeu que a lei da gravidade pode ser muito útil para mães, médicos e bebês
"Eu ainda era um aluno de 6º ano na faculdade de medicina quando tive a minha melhor lição sobre partos. Estava em um plantão noturno e a noite prometia tranqüilidade. Mas, ao iniciar a visita no pré-parto, vi uma cena insólita: uma parturiente negra, muito alta, nua e com um turbante tribal na cabeça. Arregalei os olhos. Ela estava de pé sobre a cama, com uma barriga enorme, como um surfista sobre uma onda. Emitia sons em um dialeto estranho, misturados a gemidos de dor. Fiquei apavorado. Ela podia cair e se machucar, ou ao seu bebê. Tentei acalmá-la de todo jeito, mas ela não me entendia e eu tampouco a ela. Continuou ali surfando enquanto fui procurar ajuda. Descobri que ela era de uma tribo de um país centro-africano e estava no Brasil acompanhando seu marido, um peregrino religioso. Com outros residentes, conseguimos a muito custo fazer com que descesse da cama. Mas ela não parou.
Entregou-se a outros rituais. Era um constante caminhar e agachar ritmados, que acabaram permitindo, alguns minutos depois, que ela desse à luz um lindo bebê, em perfeitas condições de saúde. E, para minha surpresa, depois do parto descobri que ela não tinha lesão alguma na região genital. Aprendi sobre a importância de respeitar a cultura de cada um e, também, que o parto tradicional, com a mulher deitada na horizontal, as pernas dobradas e apoiadas, pode ser mais trabalhoso e penoso. A lei da gravidade pode ajudar os médicos, as mães e principalmente os bebês em seu primeiro desafio, que é nascer."
Abner Lobão Neto, ginecologista e obstetra
segunda-feira, 8 de setembro de 2003
Porque não quero episio
Eu não quero que me cortem primeiro porque eu não quero tomar anestesia. É sabido que bebês que nascem de partos sem anestesia nascem mais espertos e ativos. Segundo porque existe uma chance de não haver laceração nenhuma e aí a episio foi desnecessária. Se houver laceração, aí o médico costura e volta tudo para o seu devido lugar.
Além disso, só de imaginar um médico metendo a tesoura lá, me dá arrepios. Vejam algumas fotos de episios nos links a seguir. Cuidado para quem não aguenta ver sangue!!
Site Xô Episio: http://www.xoepisio.blogger.com.br/episotomiaFotoBia.jpg
Site American College of Community Midwives:
Foto 1
Foto 2
Quem quiser saber mais sobre o assunto pode aprofundar a leitura nos links abaixo.
www.amigasdoparto.com.br/episiotomia1.html
www.amigasdoparto.com.br/episiotomia2.html
www.amigasdoparto.com.br/episiotomia3.html
Visitando Gabriel
sexta-feira, 5 de setembro de 2003
Desenvolvimento Fetal
http://www.justthefacts.org/clar.asp
http://health.discovery.com/tools/blausen/conditions/fet.html
http://www.dushkin.com/connectext/psy/ch03/fetus.mhtml
http://anatomy.med.unsw.edu.au/CBL/Embryo/K12/week5to8.htm
1o. trimestre: http://www.w-cpc.org/fetal1.html
2o. trimestre: http://www.w-cpc.org/fetal2.html
3o. trimestre: http://www.w-cpc.org/fetal3.html
quinta-feira, 4 de setembro de 2003
Sou uma águia
Você é uma águia!
A águia é o símbolo maior das aves e representa um estado superior elevado. Isto quer dizer que você tem grande facilidade para meditar e entrar em contato com o divino. Este é o grande mergulho da águia. Sua coragem e força são admiráveis. Você é capaz de voar e criar, sem perder a noção de onde fica o chão (o que é muito bom!). A águia também está associada à paternidade, sendo uma pessoa que cuida muito bem dos seus filhos.
quarta-feira, 3 de setembro de 2003
Yoga
Eu simplesmente A-D-O-R-E-I.
A professora Fadynha (que também é doula) é muito simpática, um doce de pessoa. Amanhã vou fazer uma avaliação pessoal para ela poder passar os exercícios específicos para mim. Depois da aula ela passou um trecho do vídeo "Viva o bebê" e o vídeo "Sagrado" que fala da humanização do nascimento. O vídeo é lindo e fiquei com pena de o Juvenil não ter ido comigo. Algumas alunas fazem as aulas junto com os maridos. Vou tentar levar ele na aula de amanhã...
terça-feira, 2 de setembro de 2003
Mais uma semana
Babycenter
Seu bebê está quase do tamanho de um abacate, mas nas próximas três semanas, passará por um crescimento tremendo -dobrando o seu peso e acrescentando centímetros ao seu comprimento. Nesse período, o bebê começará a brincar com o cordão umbilical e a praticar a respiração inalando e exalando líquido amniótico através dos pulmões. Você está passando por um grande crescimento também. Seu útero já se expandiu tanto que os ligamentos no seu abdomem estão se esticando para abrir espaço. Se você sentir alguma pontada de dor, é por causa disso.Guia do Bebê
O bebê mantém a cabeça ereta e pode fazer caretas, pois os músculos faciais estão mais desenvolvidos. Os ossos já aparecem . A pele continua translúcida, os vasos são visualizados por transparência.
Se o bebê for uma menina, os ovários já se localizam na pelve, com todos os óvulos que ela terá durante a vida toda, o que gira em torno de 5 milhões.
Sobrancelhas e cabelos mais visíveis.
O comprimento dos pés à cabeça é de 18 cm, pesando em torno de 80g.
Os movimentos podem ser sentidos pela mamãe, muito discretos, muito leves, dependendo da sensibilidade da mamãe.
segunda-feira, 1 de setembro de 2003
Os dentes da mãe e o bebê
Um simples tratamento bucal pode reduzir o risco de uma mulher dar à luz um bebê prematuro. A conclusão é de um estudo publicado no Journal of Periodontology, dos Estados Unidos. Foram analisadas 366 grávidas que tinham periodontite, um sério problema na gengiva. As que receberam cuidados para eliminar o tártaro e as placas bacterianas antes da 35ª semana de gravidez formaram o grupo com menor incidência de partos prematuros. As razões específicas dessa relação ainda estão sendo pesquisadas.
Já marquei horário com a minha dentista pois estou mesmo precisando fazer limpeza e não imaginava que isso poderia interferir tanto com a saúde do meu bebê.