segunda-feira, 12 de setembro de 2005

Amamentação: o que eu tenho a dizer sobre isso?

Quem lê o meu blog já deve saber o que eu tenho a dizer sobre isso. Desde a gravidez eu me preparava para a amamentação. Fiz curso, pesquisei muito na internet e nas listas de discussão. Quando a Luiza nasceu eu queria muito que ela mamasse ainda na sala de parto mas ela não quis. Na noite do dia que ela nasceu eu estava aflita porque ela não pegava o peito. Juvenil foi tomar banho e eu fiquei no quarto sozinha com ela. E foi aí que ela o peito se entenderam. Eu fiquei tão feliz que queria gritar para o Juvenil sair do banho e vir presenciar aquela cena. Deixei até escapar uma lágrima, tamanha emoção que senti.

Tive um pouco de rachadura nos seios que tratei com uma pomada homeopática receitada pelo obstetra. Logo a Luiza e eu aprendemos a pega correta e a partir de então não tivemos mais problemas. Ela sempre engordou muito só com o meu leite. Eu ainda tive a alegria de conseguir coletar leite para doação. Mais um sonho realizado! Com o fim da minha licença maternidade começamos a introdução dos alimentos sempre complementando com leite materno. Eu tirava leite com a bomba elétrica diariamente para a Luiza poder mamar na minha ausência.

mama2000 Com 1 ano o pediatra liberou o consumo de outros tipos de leite que não o materno. Mas a minha filha sabe o que é bom e não aceitou nenhum leite. Eu tentei várias marcas de leite em pó, leite de caixinha, de cabra, de soja.... nada! Continuei com a ordenha até ela completar 15 meses. Nessa idade ela começou a aceitar outros leites e eu me "libertei" da bombinha elétrica. Mas ainda continuei oferecendo o seio quando estava em casa.

E até hoje é assim. Não tenho planos para fazer o desmame pois tenho plena consciência dos benefícios nutritivos e emocionais que ofereço a minha filha com a amamentação. E meu sonho é poder continuar amamentando durante uma futura gravidez e depois poder amamentar dois filhos ao mesmo tempo. Esse tipo de amamentação é chamada de tandem.

Aproveito a oportunidade para divulgar a galeria de fotos de mulheres amamentando que foi batizada de "Eu amamento!". Para visualizá-la, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário