quarta-feira, 31 de agosto de 2005

Chamando irmãozinho?

Luiza agora deu para fazer essa pose. Dizem que está chamando o irmãozinho....

20050828_chamairmao


*******
Galeria de fotos de Amamentação

Ainda estou aceitando fotos. Se você quiser participar, mande a sua foto amamentando para amamentar@gmail.com colocando seu nome, o nome do(a) filho(a) e a idade dele(a).

segunda-feira, 29 de agosto de 2005

Final de semana

Tivemos um final de semana bem agitado. Sábado teve almoço de comemoração dos 82 anos do meu avô e a Luiza se esbaldou brincando com os cachorros (os quatro dos meus pais, mais a da minha avó e a da minha prima). Ela já reconhece todos e chama pelo nome, um barato! As fotos do sábado ficaram no computador em casa então depois eu faço um post mais detalhado com fotos.

No domingo tivemos o batizado do Bernardo, filho de um casal de amigos na mesma igreja onde a Luiza foi batizada. O padre também era o mesmo e foi muito legal relembrar aquilo tudo. Eu sempre me emociono nos batizados do frei Clemente... Para nossa surpresa a Luiza se comportou como uma lady na igreja. Ficou um tempão sentadinha no colo do Juvenil. Depois quir sentar no banco e ficou lá vendo tudo, quietinha, parecia até que sabia que igreja não é lugar de bagunça. No final da cerimônia, foi no colo de todo mundo para tirar fotos. Vejam abaixo:

20050828_batizadobe


Depois teve um almoço na casa da avó do Bernardo. Tinham outras crianças lá (a Luiza era a mais nova) e deu gosto de vê-la se enturmando. As meninas mais velhas vinham perto dela e falavam: "Vamos brincar?". Ela balançava a cabeça afirmativamente e saía correndo com as meninas no jardim... muito fofa! Já na hora que estávamos indo embora Juvenil resolver pegar o Bernardo no colo para tirar uma foto e todo mundo achou que a Luiza ia ficar com cíumes. Depois eu o peguei no colo também e.... confiram nas fotos abaixo a reação dela!

20050828_batizadobe1
20050828_batizadobe2



******
Formando frases

Ontem à noite a Luiza me surpreendeu: fez uma frase de quatro palavras. Estávamos lanchando na casa dos meus pais e a Bernadete (empregada) trouxe um suco para ela. Ela ficou tomando suco e de repente falou: "Déte tôsse cuco bebe" (Bernadete trouxe suco para beber). Ela falou meio baixinho e só eu ouvi. Comentei com todos que ela tinha feito essa frase enorme e na mesma hora ela repetiu a frase toda, bem alto para mostrar que a mamãe não estava mentindo. Muito esperta essa minha filha.....

*******
Galeria de fotos de Amamentação

Tenho que dar crédito a essa idéia. Ela foi inicialmente dada pela Silvia Schiros (nos comentários aqui do blog) e depois pela Carla Schultz (que me mandou um email). Então pessoal, essa idéia originalmente não foi minha.... Eu ainda estou aceitando fotos. Então, se você quiser participar, mande a sua foto amamentando para amamentar@gmail.com colocando seu nome, o nome do(a) filho(a) e a idade dele(a).

sexta-feira, 26 de agosto de 2005

Meu marido é 10!

Ontem eu estava trabalhando e me ligaram da recepção dizendo que tinha uma encomenda pra mim. Minha reação na hora foi "Pra miiiim??". Desci curiosa pra recepção e quando cheguei lá tinha um entregador com um buquê de gérberas liiiiiiiiiindo!! Aí a recepcionista perguntou "É seu aniversário hoje?". Eu falei que não e ela disse "Coisas do coração né?". Tive que concordar. No elevador mesmo eu li o cartão e ainda não acreditava naquilo... flores assim, do nada? Muito fofo!!

Cheguei em casa e coloquei as flores num lindo vaso que agora estão enfeitando minha sala. Olha elas aí!

flores


E para completar, hoje o Juvenil deixou um comentário MA-RA-VI-LHO-SO aqui no blog em resposta a outro comentário. Olhem lá nos comentários do post anterior, ou cliquem aqui.


*******
Ainda amamentação

Queria agradecer publicamente todos os comentários carinhosos que recebi no post anterior. Muita gente falou "não liga pra esses comentários não" ou coisa parecida e eu queria deixar claro aqui que eu não ligo MESMO. Tenho certeza das minhas escolhas, tenho o apoio do meu marido e não preciso de mais nada além disso para continuar com a amamentação. Como eu vi que o assunto deu o que falar, decidi criar no blog uma galeria de fotos de mães amamentado. Então, se você quiser participar, mande a sua foto amamentando para amamentar@gmail.com colocando seu nome, o nome do(a) filho(a) e a idade dele(a). Tenho certeza que vai ficar bem legal.

quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Amamentação prolongada

Ontem recebi dois comentários aqui no blog que me fizeram voltar a falar sobre esse assunto. Os dois comentários estão copiados abaixo, sendo que o primeiro eu apaguei porque não estava assinado. Quer dizer, estava assinado por uma pessoa que se intitula "Sem noção" (pelo menos com isso eu concordo). Depois que eu apaguei o primeiro comentário, entrou o segundo, assinado por Manuela que inclusive deixou um email, com o qual eu já entrei em contato. Esse comentário ainda está lá, no post anterior. O curioso é que os dois endereços IPs são da Europa. O 1o. é da Alemanha e o segundo da França. Não sei, mas estou desconfiada que os dois são a mesma pessoa que consegue burlar os endereços IP de alguma forma...




vc vai amamentar a sua filha até o baile de debutantes? coisa mais feia uma criança desse tamanho pendurada no peito... fora que depois dos 6 meses o leite vira água e não serve mais pra nada.... ela já é grande, corta de vez esse cordão umbilical!!!!
Ass: sem noção
IP: 57.74.8.5
A Luiza jah nao eh nenhum nenem mais e sim uma crianca. E uma crianca mamando no peito??? Cuidado Flavia... parece que esse "Beneficio da amamentacao" que vc tanto fala nao passa de uma desculpa. Nao serah VC que nao quer deixar sua filha crescer?
Ass: Manuela
IP: 80.146.93.27



Enfim. Eu não estou comentendo nenhum crime, nem prejudicando a educação, o desenvolvimento e muito menos o crescimento da minha filha. Pelo contrário. O Ministério da Saúde do Brasil determina como norma o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida, complementado com outros alimentos a partir desta idade e mantido até o segundo ano de vida ou mais. Existe uma "Guia alimentar para crianças menores de 2 anos" elaborado pelo Ministério da Saúde que é imenso, tem mais de 150 páginas, mas a parte relativa à amamentação prolongada (após o sexto mês de vida) está na página 23 ("Duração do Aleitamento Materno"). Vou transcrevê-la abaixo.

"3.2.5. Duração do Aleitamento Materno

O período natural de amamentação (sem a influência da cultura), segundo diversas teorias, seria de 2,5 a sete anos. Estudos etnográficos sugerem que, antes do uso disseminado de leites não humanos para crianças, elas tradicionalmente eram amamentadas por três a quatro anos, época em que as crianças usualmente deixam de amamentar quando lhes é permitido alimentar-se de acordo com a sua vontade (Dettwyler, 1995). A OMS recomenda que a amamentação seja praticada até os dois anos ou mais (World Health Organization, 1995a).

O leite materno pode ser uma importante fonte de nutrientes após o primeiro ano de vida da criança. Em algumas populações, ele contribui com um terço a dois terços da energia ingerida no final do primeiro ano (Prentice, 1991; Heinig et al., 1993) e continua sendo uma importante fonte de gordura, vitamina A, cálcio e riboflavina no segundo ano de vida (Prentice e Paul, 1990). Se uma criança amamentada não estiver crescendo adequadamente no segundo ano de vida, os esforços devem concentrar-se na melhoria da qualidade nutricional e quantidade dos alimentos complementares e não na interrupção da amamentação (Bentley et al., 1997). Essa sugestão é reforçada com o estudo feito em Bangladesh onde as crianças desnutridas não amamentadas além do primeiro ano tiveram um risco seis vezes maior de morrer, quando comparadas com as amamentadas (Briend e Bari, 1989).

Portanto, até que surjam argumentos contrários à recomendação da OMS quanto à duração do aleitamento materno, continua prevalecendo a recomendação de que as crianças sejam amamentadas preferencialmente por dois anos ou mais. O Ministério da Saúde endossa essa recomendação."


A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) pode ser lida em inglês aqui.

Mas o link que eu mais gosto é esse aqui, que é uma tradução de um trecho do site da kellymom.com. Aliás o site da Kelly é todo muito bom.

O que eu queria deixar claro aqui é que eu não quero convencer ninguém a amamentar seu filho ou filha como eu amamento. Cada pessoa deve procurar as informações e fazer as escolhas que forem melhores para si. Eu respeito a individualidade de cada um. Mas gostaria de ser respeitada também.

E para finalizar, uma foto nossa tirada no Dia dos Pais.

20050814_mamando

segunda-feira, 22 de agosto de 2005

1 ano de batismo

É hoje que a Luiza completa um ano de batismo e para relembrar segue a foto do exato momento em que ela foi batizada.

cerimonia1


Outras fotos podem ser vistas aqui.

*******
Amamentação

amamenta_credicard

Eu li sobre essa idéia da propaganda da amamentação em algum blog ou site relacionado à amamentação e resolvi fazer uma montagem. O resultado ficou bem legal né?? Eu estou numa fase totalmente "in love" de novo com a amamentação. Não sei se é porque ela está me ajudando a emagrecer ou se é porque eu vejo minha filhota tão calma e tranquila mamando em mim... sei lá! Eu sei que ontem eu recebi esse poema lindíssimo por email e resolvi publicá-lo aqui:

Lição de Conjugação
(conjugação, o mesmo que ligação; que junção)

Eu amamento,
Tu amamentas,
Ele amamenta...
Como a palavra
A contagiar
Quem experimenta...
Nós amamentamos,
Vós amamentais,
Eles amamentam...
É muito bom para todos quantos tentam...

Eu amamento exclusivamente.
Sou cem por cento peito dependente,
O peito é a fonte ampla de sustento
Para o meu rebento.

Tu amamentas
Sempre com um sorriso
E tantas vezes
Quanto for preciso:
Dez, vinte, cincoenta,
Duzentas vezes duzentas,
Porque amamentar
É experimentar
Um pedacinho
Do paraíso...

Ele amamenta
Quando me sustenta
Quando me apóia,
Quando me ajuda
Ou mesmo quando tenta...
No movimento
Do trem da vida
O leite materno
É o motor
Que o movimenta...

Nós amamentamos
Quando nos reunimos,
Quando conversamos,
Quando discutimos
Quando discordamos,
Quando concluímos,
E mesmo às vezes que erramos
Nós amamentamos
Porque é corrigindo erros
Que seguimos...

Vós amamentais
Quando, pela paz,
Ofertais luz...
E quando, envolta em luz,
Encontrais paz...
E quanto mais
Amamentais
Tanto mais delicadeza produz
O vosso peito...
E isso é perfeito...
Mas desse jeito
Somente o leite materno
E nada mais...

Eles amamentam
Quando acordam,
Quando deitam,
Quando choram,
Quando sentam,
Quando é por medo
Eles se apacientam,
Quando é por frio
Eles se acalentam,
Quando é só pra brincar
Eles inventam
E brincam de brincar de mamar
Mas quando estão com fome
Não agüentam:
Eles amamentam,
Ah, se amamentam,
E como amamentam...

É fácil conjugar o verbo inteiro:
Eu amamento,
Tu amamentas,
Ele amamenta...
Do Oiapoque ao Chuí...
Passando pelo Rio de Janeiro...
Nós amamentamos,
Vós amamentais,
Eles amamentam...
Quem ganha com isso
É o povo brasileiro...

Autor: Dr. Luis Alberto Mussa Tavares
Campos/RJ

sexta-feira, 19 de agosto de 2005

Festa das Giovannas

Tivemos recentemente duas festinhas de duas Giovannas filhas de amigas que fiz pela internet. A primeira foi da Giovanna Jandorno no dia 07/08, que estava completando 2 anos. O tema era Barney e eu sabia que teria um Barney ao vivo e a cores. E eu sei que a Luiza tem medo desse bonecos. Então foi um pouco stressante porque depois que o bicho chegou ela não ficou sossegada. Mesmo que a levássemos para outro ambiente, ela ficava com o pescoço todo esticado procurando o dinassouro roxo. Sorte que o espaço era ótimo, tinha vários ambientes para ela brincar sem se esbarrar com o Barney. Ah! E a decoração tava linda também! Confiram as fotos!

20050807_festagj


No dia 13/08 teve a festa da Giovanna Schiros que estava completando 4 anos. A Luiza se esbaldou de tanto brincar com uma motoquinha de plástico, o que deixou o papai todo orgulhoso (ele tem moto de verdade). Depois, foi andando em direção ao teatrinho e queria entrar atrás do biombo, pode? A recreadora a chamou para sentar no chão e assistir o teatrinho. Nisso, uma menina mais velha, a chamou para sentar no colo e, para minha surpresa, ela sentou! Nunca tinha visto a menina antes e ficou lá toda compenetrada vendo o teatrinho. Lógico que isso não durou nem 10 minutos e logo ela voltou a zanzar pela casa. Depois ela descobriu a mesa de doces e ficou comendo um brigadeiro atrás do outro.... acho que comeu uns cinco! E eu de dieta.... ai ai.

Vejam as fotos!

20050813_festags

quinta-feira, 18 de agosto de 2005

Variando o repertório

Até que enfim a Luiza deu um tempo no DVD da Turma do Cocoricó. Em compensação agora tem os novos eleitos que ela pede com frequência. Vejam abaixo:

elmo_duasElmo Tem Duas: Mãos, Orelhas e Pés

Ouça com atenção: um estalar de dedos, os pés marcando o ritmo - é hora de diversão! Com a ajuda do Sr.Nunes, Rosita, Bebê Urso e da peixinha dourada mais querida do mundo, Dorothy, Elmo descobre todas as coisas que o corpo pode fazer, pulando em um pé só, lavando as mãos, abanando as orelhas e muito mais. Neste vídeo do Mundo de Elmo , Elmo e seus amigos aprendem a usar linguagem de sinais, jogam futebol e ouvem música, e ao mesmo tempo ensinam às crianças em idade pré-escolar tudo o que precisam saber sobre o corpo e o mundo ao seu redor.

Luiza adora esse DVD e particularmente é o meu preferido. Ensina bem as partes do corpo e ainda fala muito sobre linguagem dos sinais e trata da questão de crianças com deficiência auditiva.

babyeinstein_coresBaby Einstein: Números e rimas

Apresenta às crianças os números de 1 a 5 de uma maneira interativa e divertida, incentivando-as a participar e aprender a contar! Esta atividade dinâmica vai encantar seus filhos e prender sua atenção por meio de imagens de brinquedos, fantoches e objetos familiares, além da música fascinante de Haydn e Chopin. Esta introdução sem paralelos vai ajudá-los a entender a importância dos números.

É meio chatinho mas a Luiza adora também. Faz o estilo dos vídeos da série Bebê Mais (que eu acho que é uma cópia descarada do Baby Einstein) e também ensina bastante coisa.

nemoProcurando Nemo

Uma aventura fantástica que levará você até a Grande Barreira de Corais na Austrália, um mundo aquático de tirar o fôlego. Quando Nemo, um jovem peixe-palhaço, é levado de casa inesperadamente, Marlín, seu pai superprotetor, e Dory, uma peixinha divertida e muito esquecida, embarcam numa viagem emocionante. No caminho encontram tubarões vegetarianos, tartarugas surfistas radicais, águas-vivas eletrizantes, gaivotas famintas e muito mais.

Eu amo esse filme, adoro a mensagem dele, mas a Luiza ainda não entende patavinas. Gosta mesmo é de ver o peixe (que ela fala direitinho) e as tartarugas (tá-tá)!



******
Livros

Também comprei recentemente alguns livrinhos que fizeram sucesso com a pequena "leitora" lá de casa.

livro_megMeg A Gatinha Dia Feliz

O dia da gatinha Meg é cheio de coisas gostosas: ir à escola, fazer compras com a gata Mila, ou ajudar a fazer bolos para o lanche. Mas o que ela gosta mesmo é de brincar com os amigos! Conheça um dia na vida de Meg neste livro, cheio de janelinhas para abrir e se divertir.

A Luiza adora abrir as janelinhas desse livro e achar o urso ("ufo"), o gatinho ("mimi"), a aranha ("bixo"), os sapatos ("pé"), o desenho do coração ("amor") e outras surpesinhas que o livro tem.


barbie_fazendaBarbie: Meus animais da fazenda

A criança conhece os bichos do campo, vê suas cores e aprende como eles são de uma maneira divertida: tocando as texturas aplicadas nas fotos. Ela sente, por exemplo, a lã macia do carneiro, as penas do pintinho, o focinho liso dos leitões.

Esse livro é campeão! Cada bichinho tem a sua textura e a Luiza adora passar a mão e falar o nome daqueles que ela sabe. O mais fofo é o pintinho, que ela chama de "pitim". Ela passa a mão, depois passa no rosto, dá pra gente passar a mão também... uma fofa!



******
Fotos

E para fechar o post de hoje, fotos da Luiza com o "bolinho" que meus pais levaram para comemorar os 18 meses da netinha.

20050809_bolo18

segunda-feira, 15 de agosto de 2005

Dia dos Pais

2005-diadospais


Nosso Dia dos Pais começou muito legal. Juvenil acordou e a Luiza já entrou no quarto carregando o primeiro presente (essa camiseta da foto acima) que ele adorou. Na hora que ele estava abrindo ele falou uma coisa linda "Meu melhor presente filha, é ter você e sua mãe na minha vida". Fiquei toda feliz! Nessa hora eu ainda estava imprimindo o cartão que fiz para ele. Dentro do envelope do cartão coloquei o segundo presente, que era um pen-drive. Dentro do pen-drive eu gravei um slide show com fotos do Juvenil com a Luiza desde o parto até hoje em dia e a música "Como é grande o meu amor por você" de fundo. No cartão eu escrevi assim: "Esse cartão é só uma prévia do que está dentro do seu presente". Ele correu para o computador, espetou o pen-drive e começou a assistir o slide-show. Nem preciso dizer que ele chorou muito, né? Eu também sou chorona e não consegui me segurar. Na foto lá em baixo registrei o momento que ele enxugava as lágrimas...

Depois fomos tomar café da manhã na padaria perto de casa e depois rumamos para a casa da minha cunhada, onde teve um churrasco ótimo. Estava muito quente e a Luiza se esbaldou brincando com a mangueira e o balde. Ficou toda molhada, mas se divertiu pra valer. Depois acabou batendo a boca na borda da piscina e fez um dodói que chegou a sangrar (foi a primeira vez que ela sangrou, tadinha). Ficou toda enjoadinha e manhosa, com razão. Demos um banho e fomos embora para a casa dos meus pais.

Lá ela brincou um pouco mas continuava enjoadinha. Quis mamar e dormiu no meu colo por mais de uma hora. Os cachorros latiam, ela acordava, choramingava e voltava a dormir. Minha mãe achou que ela estava quente e eu dizia que era por causa do sol. Finalmente resolvemos tirar a temperatura e vimos que ela estava com uma febrinha de 37,7. Fomos para casa, dei banho morninho e a febre baixou. Ela estava exausta e dormiu muito rápido... nem quis mamar. Quando eu fui deitar, tirei a temperatura dela novamente e estava 38,2. Como ela estava dormindo tranquila achei melhor não medicar, mas levei-a para nossa cama. Acordei de madrugada mais algumas vezes para tirar a temperatura dela e vi que a febre estava baixando sozinha. De manhã ela já estava sem febre mas ainda muito enjoadinha. Estou achando que são os caninos que estão nascendo porque ontem ela estava com o intestino um pouco solto também. Vamos observar e depois eu conto aqui.

Fiquem com as fotos de ontem.

20050814_pais

quarta-feira, 10 de agosto de 2005

Aniversário do Gabriel

festabiel1


Foi no sábado dia 06/08. Meu afilhado completou 4 anos, está ficando um rapazinho!! A festa foi no parquinho do shopping Barra World e estava ótima. Chegamos cedo para a Luiza aproveitar bastante. Tinha umas fantasias para as crianças brincarem e a Luiza se esbaldou! Botou peruca de Emília, chapéu, colar, máscara dos Incríveis... nem acreditei!! Tirei várias fotos (abaixo). Tinha também um cara tocando violão e distraíndo as crianças que foi sensacional! Animação inteligente e sem barulho... aprovei! Luiza tocou até chocalho e panderola.

Confiram as fotos!

festabiel2

terça-feira, 9 de agosto de 2005

Um ano e meio

É hoje que minha pequerrucha está completando um ano e meio, ou 18 meses (eu particularmente prefiro contar por meses porque é mais fácil de falar, hehehe). O desenvolvimento dela nesse último mês foi impressionante. A cada dia era uma novidade, uma nova palavra, uma nova gracinha... que delícia! Os cabelos também não param de crescer e já estão começando a se formar os primeiros cachinhos....

O vocabulário dela está tão extenso que tenho medo de fazer uma listinha aqui como fiz há pouco tempo e esquecer muitas palavras. Para dizer a verdade, nem eu sei tudo o que ela sabe falar. Outro dia estava vendo televisão com ela e apareceu um trem. Na mesma hora ela falou "Ó o tem". E eu fiquei com cara de interrogação pensando "Como ela aprendeu isso?"...

Além de falar muitas coisas ela se comunica com gestos também. Macaco, por exemplo, ela não sabe falar, mas faz o gesto de coçar a cabeça. O mesmo para o elefante (faz com o braço no rosto como se fosse a tromba). Quando ela quer ouvir música, aponta para o som que tem quarto dela e começa a se requebrar, mostrando que quer dançar. E assim é com outras coisas que não me lembro agora.

Já sabe o nome de todo mundo mais próximo da família (os avós e tios) e até de alguns parentes que vê pouco e os reconhece nos retratos. Já chama os quatro cachorros dos meus pais pelo nome e também o papagaio. Sabe falar também o nome de vários amiguinhos da pracinha. Enfim...está uma tagarela!

Ah! Já ia me esquecendo de contar que na pracinha ela aprendeu a dar aqueles gritinhos fiiiiiiiiinos, que doem no ouvido.... ninguém merece!

selo18

Amanhã eu volto com fotos do aniversário do Gabriel (meu afilhado) que foi no sábado dia 06/08.

quarta-feira, 3 de agosto de 2005

Eu tô aqui

Nosso final de semana foi ótimo! No sábado combinei com algumas amigas (todas com filho) de irmos ao clube para botar as crianças para brincar e as mães poderem fofocar. Depois fomos com a Andréa (madrinha da Luiza), Guilherme e Gabriel (meu afilhado) almoçar numa churrascaria. Deixamos antes a Luiza em casa com a babá para termos um pouco de tranquilidade. No domingo fomos tomar café da manhã naquela lojas de sucos novamente e depois fomos almoçar na casa dos meus pais. À tarde tinha uma festinha para a Luiza ir mas ela quase não dormiu depois do almoço, estava muito enjoadinha. Eu achei melhor não abusar da boa vontade dela e ficamos em casa.

*******
Roupas que vieram de longe

Quando eu tinha 17 anos fiz intercâmbio cultural nos Estados Unidos. Fiquei 5 meses morando com uma família americana em Yorktown, uma cidadezinha de 2.000 habitantes no sul do Texas. Foi uma experiência maravilhosa para mim (que eu prentendo oferecer para a Luiza, se ela quiser) e até hoje eu mantenho contato com a família que me hospedou. Quando a filha deles casou eu e meu irmão fomos para o casamento (meu irmão ficou também 2 meses lá). Trocamos emails eventualmente para saber notícias de todos e tal.

Na semana passada chegou lá em casa uma caixa cheia de roupas para a Luiza que eles mandaram de lá. Eu quase não acreditei quando comecei a abrir a caixa e ver a lindas roupinhas que a Lupe havia escolhido para a minha filha com tanto carinho. Nesse final de semana já consegui colocar nela três conjuntos e estão todos devidamente fotografados abaixo.

20050730_roupas