sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

Mais camisolas

Essa semana, graças ao calor que fez (e que foi embora na quarta-feira) a Luiza pode desfilar a sua coleção de camisolas. O mais engraçado é a reação dela quando a elogiamos de camisola. Ela fica segurando e olhando para a camisola... ela entende que é daquilo que estamos falando. E fica toda vaidosa!! Vejam as fotos:

DSC01624
Na segunda-feira, de camisola azul.

DSC01641
Na quarta-feira, de camisola rosa.


******
Fotos sem propósito

Essas fotos não tem um post para acompanhar... mas merecem um destaque no blog.

DSC01652
De perfil, na quarta-feira antes de dormir.

DSC01660
Agora há pouco, logo depois de pegar no sono.

DSC01670
Um close em sepia da minha anjinha dormindo.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2005

Cade?... Achou!

Toda criança gosta dessa brincadeira, né? E a Luiza não podia ser diferente. Agora que já está maiorzinha ela mesmo "pede" para brincar se escondendo e aparecendo com um sorriso delicioso!!! Aí a gente tem que entrar na brincadeira e começar a dizer "Cadê a Luiza???"... um barato!!

Essa brincadeira é super importante no desenvolvimento da criança pois mostra que um objeto pode não estar ao alcance dos olhos mas não sumiu. Eu procurei um texto legal sobre isso para colocar aqui e ilustrar melhor o meu post mas não achei e não estou com tempo para procurar mais....

Eu tinha feito um vídeo dessa brincadeira há uns quinze dias e não sei porque não tinha colocado aqui ainda. Agora está aí para vocês assistirem, mas não reparem na minha voz de idiota! Quando brinco com a minha filha viro criança também!!


Video da brincadeira de esconder.

terça-feira, 25 de janeiro de 2005

Festinhas

Temos ido à várias festinhas com a Luiza. No condomínio onde moramos são muitos bebês que regulam com a Luiza então estão todos completando um aninho. E a Luiza adora as festinhas.

No domingo foi a festa do Luigi numa casa de festas perto de casa. Tinha um carrossel e resolvemos botar a Luiza para andar. Ela ficou tão compenetrada, parecia que sabia que não podia se soltar... uma figura! O Juvenil fazia gracinhas para ela mas nem rir ela ria direito, tamanha a concentração. Fizemos um vídeo dela no brinquedo, está no final.

E agora as fotos nessa festinha.

20050123_festaluigi2
Ainda em casa, pronta para a festa.

20050123_maeefilha
Com a mamãe, na hora do lanche.

20050123_paiefilha
Com o papai, depois do parabéns.



Video do carrrossel em 23/01/2005

segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

Cadeirinha para o carro

A Luiza ainda usa no carro o bebê conforto que veio com o carrinho pois ele suporta até 13kg (ela deve estar com 11kg). Está ficando um pouco apertado para ela mas, enquanto não compramos uma cadeirinha de verdade, nós vamos levando.

O Código de Trânsito Brasileiro determina, em seu artigo nº 64, que crianças de até 10 anos devem ser transportadas nos bancos traseiros e usar, individualmente, cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente (Resolução nº 15, Art. 1º). Mas a recomendação de segurança é que, até um ano a criança ande na cadeirinha voltada para trás.

Nesse final de semana resolvemos antecipar e virar a cadeirinha da Luiza para a frente. Faltam menos de 20 dias para ela completar um ano e, além disso, ela já tem peso e altura de uma criança de um ano. O fato é que ela adorou a nova posição da cadeirinha. Agora ela vai olhando tudo pela janela e pode nos ver também no banco da frente e, por isso, eu não preciso mais andar no banco de trás com ela para passeios rápidos.

Para escrever esse post achei esse link que tem dicas ótimas sobre crianças no trânsito.

*******
Camisola

A Luiza havia ganho dos meus pais uma camisola trazida de Salvador lindíssima. Essa semana ela estreou a nova roupa de dormir e ficou toda metida. Confiram nas fotos!

camisola1
Em pé no berço, mostrando a camisola.

camisola2
Um close para mostrar o detalhe do bordado.

camisola3
Deitada, toda esparramada.

camisola4
Em pé, segurando na camisola.

camisola5
Dormindo de verdade.

sábado, 22 de janeiro de 2005

Falou "pa-pa"

Foi só eu comentar que a Luiza ainda não havia falado papai que ontem ela resolveu soltar a língua e emocionar o Juvenil. Foi quase uma lavagem cerebral, tadinha. O Juvenil ficou a noite toda ontem falando "pa-pai". Acho que ela falou de cansaço. Mas foi lindo mesmo assim.

Hoje ela acordou por volta das 06:00 e desandou a chamar o "au-au". Eu, trêbada de sono, tentava explicar que àquela hora não tinha au-au na rua. Demorou um tempão para ela relaxar e dormir de novo. Depois que acordou novamente às 09:00, foi só o Juvenil pedir que ela falou "pa-pa"... muito fofa!

Seguem agora algumas fotos tiradas no feriado de quinta-feira.

DSC01536
De vestido, indo para a festinha do Bernardo.

DSC01537
Sentada, baendo palminhas!

DSC01503
Dormindo... tem coisa mais gostosa???

sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

Depois do Feriado

Ontem foi feriado aqui no Rio e não atualizei o blog (faz parte das minhas resoluções de Ano Novo ficar menos tempo na internet e mais com a minha família). Hoje quando cheguei no trabalho tinha um monte de emails (não foi feriado nacional, o resto da empresa trabalhou normalmente) e só agora consegui passar aqui para atualizar o blog. Ufa!

A grande novidade foi que na terça-feira a Luiza falou "vovó". Nem preciso dizer que minha mãe ficou toda boba, né? Depois disso, toda vez que alguém pede para ela falar "vovó", meu pai atropela e começa a dizer "fala vo-vô... Luiza, vo-vô"... muito engraçado o ciúme dele!!

Quem também não gostou muito dessa novidade foi o Juvenil, porque a Luiza ainda não fala papai. A gente pede para ela falar papai e ela fala "mã-mã" (hihihihi!). Mas sabe muito bem quem é o pai, só não consegue falar. Aliás, ela já conhece quase todo mundo da família. Ontem a gente falava "Luiza, cadê o vovô?". E ela olhava para o meu pai. "Cadê o papai?". E ela olhava para o Juvenil... muito fofa, né? (o teclado está ensopado!).

Seguem agora algumas fotos que tirei na segunda-feira da Luiza rindo das cosquinhas que eu estava fazendo nela.

DSC01410
Rindo e mostrando os dentes!

DSC01409
Gargalhadas!!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2005

Fotos

Sem novidades... mas com fotos fresquinhas!

20050116_perfil
Linda, gostosa, maravilhosa... parece até modelo!

20050116_calcinha
Olha o charme da calcinha!

20050116_espuma2
Tomando banho de espuma (dá para ver a marquinha do biquini!)

20050116_cadeira
Com cara de séria na cadeira que ganhou na festa da Victória.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Comemorações

Sábado foi aniversário da tia Bianca (irmã do Juvenil) e fomos comer um churrasco na casa dela para comemorar. Estava um calor horrível e a Luiza se esbaldou na piscina com a prima Alexia. Tivemos que ir embora cedo porque tínhamos a festinha da Sofia à tarde. Luiza dormiu no carro na ida e na volta e chegou na festa com disposição para brincar. Brincou tanto que conseguiu arrebentar os três botões do vestido e teve que trocar de roupa no meio da festa. Desfilou dois modelitos nessa tarde!! A festa estava linda e tudo uma delícia. Vejam as fotos

fsbalanco
No balanço, ainda de vestido.

fsduas
Brincando com a Sofia, já com o outro modelito.

fsdinda
Fazendo bagunça com a dindinha.

fspai
No colo do papai.


Preparativos para a festa

Ontem "batemos o martelo" para a festa da Luiza. Vai ser no dia 27/02 numa casa de festas perto da nossa casa e o tema vai ser mesmo de Hello Kitty. Ainda tenho que resolver as lembrancinhas, os centros de mesa, os docinhos e se vai ter foto e filmagem profissional. O convite já está sendo providenciado pela dinda, que trabalha com isso e faz cada coisa mais linda que a outra... Essa semana devo ir um dia bater perna do Saara (um comércio popular aqui no Rio) para buscar idéias para a lembrancinha.

Eu adoro uma festa e estou super animada (e um pouco nervosa, confesso) com a primeira festa da minha filha. Eu quero que tudo saia perfeito e já estou até vendo que no dia vou ficar uma pilha!!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2005

Sem fotos

O post de hoje é sem fotos. Mas é para falar sobre o que a Luiza já faz com onze meses:

  • Fala au-au, mã-mã (mamãe), má-má (mamar), mi-mi (dormir), áá (água), dddá (andar), neném (essa ela fala direitinho!)
  • Engatinha com velocidade
  • Anda com apoio e passa de um apoio para o outro com firmeza
  • Já deu alguns passinhos sem apoio
  • Faz "não" e "sim" com a cabeça
  • Brinca de esconder sozinha
  • Chora muito quando vai trocar a fralda
  • Aponta para os ambientes da casa que quer ir
  • Dança sentada, em pé e até deitada (adora uma música)
  • Bate palminhas para demonstrar alegria/satisfação
  • Não estranha quase ninguém mas também não é muito de ir no colo dos outros
  • Adora piscina e já tem até marquinha do biquini
  • Assiste alguns desenhos por pouco tempo (os preferidos são Barney e Teletubbies)
  • Já começa a querer encaixar as coisas (adora colocar e tirar a tampa do copinho)
  • quinta-feira, 13 de janeiro de 2005

    Viva a Sofia!

    Hoje é aniversário de um ano da Sofia filha da minha amiga Júlia. Nós nos conhecemos no colégio na quarta-série primária e éramos vizinhas também. Ficamos muito amigas e para nossa alegria fomos companheiras de gravidez. Nossas filhas nasceram com menos de um mês de diferença. Eu me lembro bem da hora em que a Júlia me ligou contando que a bolsa tinha estourado e que eles estavam indo para o hospital. Quando ela me ligou eu pirei pois vi que estava chegando a hora da Luiza nascer e eu não tinha nem arrumado a mala da maternidade... E isso já faz um ano!!!

    Será que elas vão ficar amigas quando crescerem?? Tomara que sim!

    Segue agora a nossa homenagem!

    quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

    Sem tempo

    Estou sem tempo de atualizar o blog... aaargh! Como eu detesto ter que admitir isso!!

    Mesmo assim consegui colocar um filminho da Luiza andando com mais firmeza do que no vídeo anterior.

     

    ******
    Orkut

    A Luiza está no Orkut!! Quem quiser adicioná-la procure por Luiza Biaz ou vá nesse endereço.

    segunda-feira, 10 de janeiro de 2005

    O último mesário

    Essa foi a última comemoração de meses com velas e parabéns. A próxima comemoração será no dia do aniversário de um ano e depois na festa (que não será no mesmo dia pois cairá na quarta-feira de cinzas). Depois, só no aniversário de dois anos...

    Como já está um calor infernal aqui no Rio, aproveitamos a ocasião para cantar o parabéns dos onze meses em um sorvete de chocolate que estava DE-LI-CI-O-SO!! Dessa vez a Luiza pode experimentar um pouquinho do "bolo" e adorou. Ficou toda lambuzada! Confiram as fotos!

    DSC01377
    Com a mamãe.

    DSC01378
    Com o papai.

    DSC01381
    Um close do "bolo".

    DSC01383
    Comendo sorvete.

    DSC01385
    Toda lambuzada!

    domingo, 9 de janeiro de 2005

    Primeiros passos

    Na semana passada eu estava filmando a Luiza dançando em pé e, na hora que estava filmando, ela resolveu dar dois passinhos sem apoio. Na hora fiquei toda feliz mas o feito não se repetiu mais. Depois disso ela ficou resfriadinha e acabei esquecendo de contar aqui. Pois bem, ontem cheguei em casa e ela estava brincando na varanda aqui de casa. Brinca daqui, brinca de lá, ela deu os passinhos novamente. Corri para pegar a máquina e filmar. Está aí para quem quiser ver.


    Andando em 07/01/2005

    *******

    11 meses

    Hoje a Luiza está completando 11 meses. Falta apenas um "mezinho" para ela fazer um ano. Aliás, vocês viram que coloquei uma contagem regressiva para o primeiro aniversário dela?? Está no menu lateral à esquerda e também aqui. Ainda sobre os onze meses, fiz dois selinhos para comemorar esse mês mas fiquei na dúvida qual dos dois colocar aqui, então estou colocando os dois.

    selo11meses
    Eu fiz esse primeiro...

    selo11
    ...mas depois que vi essa foto, não aguentei e fiz outro!

    sexta-feira, 7 de janeiro de 2005

    Melhor

    Luiza já está bem melhor do resfriado. Estamos dando apenas vitamina C e muito carinho. O nariz ainda está um pouco congestionado mas a melhora é visível. Por causa disso, na quarta-feira a danadinha não queria saber de dormir. Eu acho que ela percebeu que, ao deitar, o nariz entupia e por isso não queria ficar deitas. Fez o maior escândalo para dormir. Eu fiquei tão estressada pois já passava da meia-noite e ela aos berros. Juvenil tirou ela do nosso quarto, falou para mim, "Vai dormir que eu me viro com ela. Você está muito cansada!" e foi com ela para a sala. Eu não pensei duas vezes e fui mesmo dormir. Depois ele me contou que ela ficou engatinhando na sala, dando voltas na mesa de centro e rindo para ele. Ele deixou mas não estimulou. Quando percebeu que ela estava caindo de sono, tentou fazê-la dormir no colo dele, mas era só ela perceber que o sono estava chegando que se agitava toda. Por volta de 01:30 da manhã ele desistiu e levou-a de volta para o nosso quarto. Aí ela mamou um pouco e dormiu direto na nossa cama. Ufa! Que canseira!

    Hoje fomos a um homeopata pois estou preocupada com esse comportamento dela. Além disso é sempre bom trartar com homeopatia antes que a doença vire algo mais grave e tenha que entrar no antibiótico.

    Seguem abaixo mais fotos, ainda de Angra.

    20050101_01
    No primeiro dia do ano, na festinha de 3 anos da Victoria.

    20050101_02dentes
    Sorrindo e mostrando todos os quatro dentes.

    20050101_03peixe
    Tentando pegar o peixinho
    (quem disse que a babá teve coragem de deixá-la encostar no peixe?)

    20050101_04pontape
    No ponta do pé, tentando pegar a chave na porta.

    20050102_01piscina
    Na piscina com o papai

    quarta-feira, 5 de janeiro de 2005

    Gripada

    Desde ontem a Luiza está resfriada. Na verdade, anteontem o resfriado já estava "ameaçando", mas só deu as caras mesmo no dia seguinte. Ela passou o dia de ontem super enjoada, com o nariz entupido e sem conseguir respirar direito. Não teve febre e por isso mandei dar só Redoxon gotas. Quase não comeu durante o dia nem mamou a mamadeira da tarde com o meu leite. À noite, quando cheguei em casa, ela grudou no peito e fechou os olhos querendo dormir. Estava super cansada, tadinha. Mas era só dormir e eu tentar colocar no berço que ela acordava. Queria chamego também. Ela só foi melhorar à noite, depois que ficamos no meu quarto com o vaporizador ligado um tempão. Cada espirro que ela dava, era uma festa (eca!). Vejam a carinha dela, tadinha!

    DSC01244



    *******
    Dia de Reis
    threewisemenAmanhã é dia Dia dos Reis Magos e é uma tradição na minha família servir uma rosca de reis, que é uma torta com uma prenda dentro. Parte-se a rosca em fatias e quem achar a prenda terá um ano feliz. No ano passado quem achou fui eu!! E tive mesmo um ano muito feliz!

    Outra tradição é chupar romã. Depois a gente guarda os três caroços (um para cada rei) enrolado em uma nota de dinheiro e guarda até ano seguinte. No outro ano, enterra-se o dinheiro no jardim e repete o ritual.

    Como meus pais vão viajar amanhã de manhã vamos fazer um café da manhã na casa deles para seguir a tradição familiar.

    *******
    Contagem regressiva

    Veja quantos dias faltam para o primeiro aniversário da Luiza clicando aqui

    segunda-feira, 3 de janeiro de 2005

    Feliz 2005!

    "Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
    Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente.
    "

    Carlos Drummond de Andrade

    *******
    Nosso Reveillon

    Como eu havia contado, fomos para Angra para a casa de uns amigos. Saímos do Rio na quinta-feira às 18:00 e pegamos um trânsito bem chatinho. A Luiza ficou muito impaciente no carro. Teve momentos em que o trânsito não andava e cheguei a colocá-la sentada no chão do carro brincando.

    Na sexta-feira estava um dia lindo e ficamos curtindo a piscina da casa. Depois saímos de lancha com uma amiga minha e fomos para uma praia onde a Luiza se esbaldou na areia. Voltamos no final da tarde. Luiza dormiu pouco nesse dia, já sentindo a agitação do primeiro Reveillon da vida dela. À noite fomos para uma festa em outra casa e a Luiza ficou acordada até a meia-noite. Se assustou um pouco com os fogos, mas não a ponto de chorar. Ficou agarrada no meu pescoço vendo aquelas luzes brilhantes e barulhentas no céu. Depois disso, no meio da pista de dança, dormiu sentada no meu colo. Estava tão cansada que passou do meu colo para o colo da babá, depois para o colo do Juvenil e não acordou. Eu fui embora à 01:30 pois fiquei com pena dela dormindo naquela barulheira. Juvenil ainda ficou na festa com os meus pais e as outras pessoas da casa. Não foi o Reveillon mais animado da minha vida, mas com certeza foi uma noite especial. Eu cheguei a pensar em não levá-la para a festa, mas como poderia me divertir e comemorar a chegada de um novo ano se a pessoa mais especial da minha vida não estaria comigo?? Não ia dar certo...

    Tem fotos!

    20041231_00mar
    Com o mar de Angra ao fundo.

    20041231_00praia
    Na praia, brincando na areia.

    20041231_02
    Tio Bruno, Papai, Mamãe, Luiza, Vovó Clarisse e Vovô Isaias na noite de Reveillon.

    20041231_03
    Linda de vestido branco.

    20041231_04
    Toda sorridente com os pais.

    20041231_07dormindo
    Dormindo depois de assistir a queima de fogos.