Desde que a Luiza completou um mês que ela parou de fazer cocô a cada mamada. Fazia um cocô por dia. A princípio fiquei assustada mas depois soube que isso é muito comum. Achei até esse texto no Guia do Bebê.
Muitas vezes, crianças amamentadas exclusivamente ao seio têm o hábito intestinal, por exemplo, a cada três dias. Como o leite materno é o único alimento natural, exclusivamente feito para o bebê, sendo que somente eles se beneficiam de seu uso, não há muito resíduo alimentar para ser eliminado como fezes. Então é normal um bebê alimentado ao seio ficar alguns dias sem evacuar, e não se sentir mal por isso (quem acaba sofrendo somos nós, pais e avós, até eles evacuarem...). O mesmo não acontece com os leites artificiais, que por produzirem mais resíduos, sofrem fermentação pelas bactérias da flora intestinal, levando a produção de gases. Este processo gera a tão temida e indesejável cólica, se a eliminação das fezes não for diária.
Depois disso, às vezes ela ficava dois ou três dias sem fazer cocô. Normal. Também quando fazia.... sai de baixo!! hahaha
Ontem ela estava há quatro dias sem fazer cocô e sentindo muita cólica, tadinha! Chorava de sairem lágrimas. Acabamos optando por estimular com supositório de glicerina. Foi "tiro e queda". Acho até que ela ficou mais leve! ;-))) Agora temos que observar para ver se ela vai conseguir fazer "os trabalhos" sozinha.
*******
Conforme prometido aqui vai uma foto do bolinho dos 100 dias da Luiza!
Bolinho de 100 dias! Reparem na vela "Tabajara".
Nenhum comentário:
Postar um comentário