segunda-feira, 30 de abril de 2007

Teatro!

Ontem levei a Luiza ao teatro para assistir a peça Contarolando. A peça é excelente e conta a história de uma companhia de teatro que, prestes a viajar, perde a mala com todo o material da peça. Aos poucos eles vão se lembrando da história que são canções infantis como "O sapo não lava o pé", "Pirulito que bate bate", "A linda rosa juvenil" entre outras. Nem preciso dizer que a Luiza AMOU! Ela sabia todas as músicas, cantou juntou, vibrou, bateu palmas... uma delícia!!

A peça está em cartaz no Teatro das Artes no Shopping da Gávea e é diversão garantida. Ontem o teatro estava lotado acho que por causa do mal tempo que estava aqui no Rio. Encontramos lá Dani Ptak e sua dupla da pesada e a Bianca Najm com a fofíssima Júlia que já estava assitindo a peça pela segunda vez.

Na foto, Luiza está com o Gabriel, meu afilhado, minutos antes da peça começar.

20070429_teatro


Já ia esquecendo de contar que no sábado nos encontramos no shopping com a Andréa e o Gabriel e com a Julia e a Sofia. Nossa idéia era deixá-los no parquinho do shopping para a gente botar a fofoca em dia mas, para frustração geral, o parquinho estava fechado (?!). Fomos então para a livraria e as crianças ficaram se distraindo com os livrinhos. Depois não queriam mais saber de ir embora e nós ficamos sentadas enquanto eles brincavam nos corredores do shopping. Ainda assim eles não estavam satisfeitos e não queriam ir embora de jeito nenhum.

Resolvemos então comer uma pizza com eles e acabamos saindo do shopping quase às 23hs. Luiza chegou em casa ainda acelerada e demorou bastante a dormir. Também, no domingo, acordou só as 10:30... uma maravilha!

Bem, é isso! Apesar da chuva, nosso final de semana foi muito gostoso e divertido!

domingo, 22 de abril de 2007

Festa do Matheus

Essas fotos são mais antigas do que as prometidas, mas como são ainda inéditas por aqui, acho que tá valendo!! Foram tirada na festinha do Matheus no dia em que buscamos a Catita para adoção. Na foto ela aparece com o Vinícius, filho da Dani Batalha.

20070331_festamat

sexta-feira, 20 de abril de 2007

De volta

Minha ausência está explicada no blog da Karim . Eu resolvi seguir os conselhos dela e ficar um tempo sem postar. Mas agora é hora de dar continuidade à vida, que segue, independente dos acontecimentos.

Eu tenho muitas novidades da Luiza. Passamos a manhã e a tarde de domingo com a dinda Andréa e o meu afilhado Gabriel. Ficamos na piscina da casa dos meus pais de manhã e à tarde levamos as crianças ao cinema. Fomos assistir A Família do Futuro e, apesar de achar que a Luiza não entendeu patavinas da história, ela se divertiu bastante. Se fartou de pipoca e pão de queijo durante o filme. Depois do cinema fomos à festinha da Giovanna, uma amiguinha do colégio da Luiza. Tenho fotos também, mas ainda não editei para publicar aqui.

Além disso, no sábado demos banho na gata. Foi uma aventura e tanto...rs. Tá tudo filmado, ainda tenho que colocar o video no YouTube para vocês ouvirem as risadas da Luiza e verem o desespero da Catita durante o banho.

Para o post não ficar só nas promessas, deixa eu relatar esse diálogo da Luiza comigo outro dia de manhã:

- Mamãe, onde tá o CD que tem aquela música da casa?
- Que música filha?
- Aqueeeeeela, da caaaaasa...
- Não sei qual é filha.
- Vou cantar pra você ó, é assim: "Era uma casa muito engraçada, não tinha perto não tinha nada, ninguém podia fazer xixi, porque penico não tinha ali, (pausa para pensar), na rua dos moros, numero zero!"

Fofa demais!

Eu volto com as fotos e os videos, prometo!

sábado, 14 de abril de 2007

Sem novidades

Ou melhor, sem tempo para postar as novidades. E, como não quero deixar a peteca cair (traduzindo, perder o pique de um post por dia) ficam aqui umas fotos da Luiza com o pijama das princesas outro dia desses.

Ela fica tããããão comprida com esse pijama!!

20070304_pijama

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Pra quê TV??

Já faz um tempo que eu descobri o site do Desligue a TV!, que é uma campanha para conscientizar a opinião pública sobre os males do excesso de televisão no cotidiano. A proposta deles não é banir o meio de comunicação por completo, mas discutir o seu uso e colaborar com a divulgação e criação de atividades alternativas.

Uma vez por ano eles promovem a "Semana do Desligue a TV". Esse ano vai ser de 23 a 29 de abril, ou seja, daqui a 20 dias.

Lá no site deles você pode encontrar:

Além disso, essa semana eu recebi um excelente artigo por email que fala justamente do excesso de TV na infância, e que foi o que me fez escrever esse post.

É possível comprar amor?
Por Cássia D'Aquino*

Dentre meus 5432 defeitos, o favorito é ouvir a conversa de quem não conheço e, muitas vezes, nem vejo. Sou mestra em acompanhar conversas três mesas adiante. Sigo o assunto sem perder o fio, torço, acho um desaforo, mordo a língua para não dar palpite. Não bastasse pecar contra as boas maneiras, ainda me valho de várias dessas histórias como inspiração para meu trabalho. Como a que aconteceu há alguns meses, quando me preparava para deixar um hotel no interior de Minas.

Quando o jovem recepcionista desligou o telefone, pelo despudor do sorriso se adivinhava que eram ótimas notícias. Num transe gritou para o colega no final do balcão: "Eu vou ser pai!". O outro, seguido às rápidas congratulações, emendou:" Como presente, vou te dar o conselho mais importante para a sua vida de pai." (Nesse ponto - a carne é fraca - larguei caneta e papel e parei de fingir que não estava lá). "Compre outra TV! Ou você faz isso ou nunca mais vai assistir o que quiser. Só o que eles quiserem."

Muito embora possa compreender a aflição do conselheiro por alguma paz nas horas de repouso - sem disputas pelo controle remoto ou programação - acho improvável que com outra televisão em casa ele imponha sossego à convivência familiar. Pelo menos, não no médio e longo prazo. Essa convicção faz com que há anos eu convide os pais em minhas palestras a exercitarem a arte-zen de manter, justamente, uma única TV em casa. E que façam isso não "apesar" dos filhos. Mas por causa deles. Em benefício da prole.

Está claro que as crianças não possuem maturidade e discernimento para duelarem com o vigor publicitário. Se não há um adulto por perto - ao lado - a provocar sobre os usos e abusos de tudo quanto é posto à venda nos intervalos ou durante os programas ("Será que fulaninho usa mesmo esse tênis ou ele só quer que a gente acredite nisso?"), não há como imaginar que elas possam ser capazes de filtrar sozinhas, no abandono da "outra" TV, o que convém e o que não convém ao consumo infantil.

O fato é que as crianças brasileiras são as que passam mais tempo diante da televisão no mundo, seguidas pelas americanas, segundo com pesquisa da Eurodata TV Worldwide, divulgada no final de 2005 na França. Enquanto uma criança brasileira permanece 3 horas e 31 minutos por dia diante da televisão, as alemãs não ficam mais que uma hora e meia. E observe que na Alemanha 95% das casas possui acesso a TV a cabo e contam com ampla oferta de canais gratuitos. E lá, como aqui, a maioria dos pais e mães trabalham fora de casa. O que tira do ar, de vez, a idéia de que seja imprescindível contar com a babá eletrônica como sócia na educação das crias, a fim de mitigar os efeitos da dupla jornada.

O deslavado incentivo ao consumo infantil é apenas a ponta da minha preocupação nesse assunto. Durante o ano passado, o pediatra americano Isman Sharif, do Hospital de Crianças de Nova Iorque, avaliou em 4500 estudantes a influência do tempo gasto por eles assistindo à televisão ou jogando videogame sobre a vida escolar. Os resultados são alarmantes. O estudo demonstrou que as crianças que viam mais programas de televisão tinham pronunciada queda de desempenho, resultado de intensa dificuldade em compreender os conteúdos curriculares. Ou seja, o acesso indiscriminado à televisão mina aos poucos a confiança das crianças em sua capacidade intelectual, condição fundamental para que cresçam motivadas a conhecer e conquistar o melhor da vida e do mundo.

Há ainda um terceiro aspecto na relação crianças e televisão que considero importante abordar: o acesso a programas destinados a adultos, de modo especial as novelas - não importa em que horário sejam exibidas - e seu efeito sobre o modo como os pequenos vão construindo uma visão distorcida do poder do dinheiro. Em função do trabalho como educadora, volta e meia esbarro nas impressões que pulam das novelas para o cotidiano infantil. Mas talvez a situação mais emblemática tenha sido a discussão que assisti, há cerca de dois anos, numa turma de pré-escola, na cidade do Rio de Janeiro.

Com a intenção de provocar a distinção entre consumo e valores, a professora pedia à classe que listasse o que se pode e o que não se pode comprar com dinheiro. A cena corria de acordo com o desejado, até que entrou em pauta o amor. É possível comprar amor? E foi então que uma das meninas saiu com a seguinte afirmação: "Claro que dá para comprar amor! É só botar uns peitões de silicone e arranjar um cara bem rico. E aí deixar que ele compre o amor da gente". Cínica? Nem um pouco. Só uma noveleira de seis anos. Seis anos!

É possível disciplinar a convivência das crianças com a TV de muitas maneiras. Mas hoje vou insistir no básico: a família deve assistir à televisão junta, num único aparelho. Sem paz, é provável, mas também sem alienação. É importante aprender a negociar a programação, de modo que todos se interem das predileções de cada um. Afinal, se você não é capaz de suportar os interesses de seus filhos, não há razão para esperar que eles venham a se importar, nem agora nem nunca, com os seus.

*Cássia D'Aquino é especialista em educação financeira e membro da International Association for Citizenship, Social and Economics Education (IACSEE).

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Fraldas de pano

Vocês já pensaram na possibilidade de usar fraldas de pano nos seus filhos? Eu confesso que nunca tinha pensado nisso mas, quando fiz o curso de gestantes, uma moça da turma pediu para aprender a dobrar fralda de pano porque ela não ia usar fraldas descartáveis no seu bebê por uma questão ecológica. Tenho que admitir que na hora achei aquilo um retrocesso mas depois fui tomando conhecimento dos números e comecei a entender aquela moça.

Na Europa e nos Estados Unidos já existem fraldas de pano maravilhosas há muito tempo. São fraldas que não precisam dobrar, que têm alta absorção e são ecológicamente corretas. Além disso representam uma economia enorme. Já existe inclusive que fabrica fraldas descartáveis totalmente biodegradáveis, mas que precisam de uma fralda de pano por fora. Chama gDiapers.

A revista Mothering Magazine publicou um excelente artigo em Junho de 1998 sobre as fraldas de pano que eu adorei. Para quem lê inglês, recomendo a leitura!

E porque eu estou trazendo esse assunto para o blog? Por que agora você pode obter essas fraldas aqui no Brasil também. A Bettina, que já produz slings maravilhosos há algum tempo, passou a produzir também fraldas de pano. Já estou em contato com ela pois a Luiza ainda usa fraldas para dormir. Já imaginaram a economia que eu vou fazer? Sem contar na quantidade de fraldas que demoram 450 anos para se decompor que eu vou parar de jogar no lixo. Olha só o que eu peguei no site dela:

estudo_fraldas


Para acessar o site da Bettina é só clicar aqui. Não deixem de conhecer os outros produtos lindos que ela vende.

*******

Desvendando o mistério

A criança da foto abaixo é meu pai. Estou devendo um doce para quem acertou....rs

domingo, 8 de abril de 2007

Feliz Páscoa

A todos os leitores desse blog, os melhores votos de uma Feliz Páscoa!!

pascoa2007

Atualizado às 13hs: Olha a Luiza cantando "Coelhinho da Páscoa..."

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Um scrap fresquinho

Eu tinha esse kit baixado aqui e achei linda a wordart. Na mesma hora me lembrei dessa foto e consegui fazer um scrap bem legal.

lovebyloving
Créditos: Kit Love by loving
http://www.scrap-corner.com

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Dê o exemplo

Dois videos que estão no You Tube e mostram que não adianta apenas ensinar o que é certo e o que é errado para nossos filhos. Temos que dar o exemplo, nas pequenas atitudes do dia-a-dia.
Children see, children do

A ONG Autraliana NAPCAN que cuida exclusivamente de assuntos relacionados ao bem estar das crianças, lançou recentemente em todo território Australiano uma Campanha sensacional, com o slogan "As crianças vêm, as crianças fazem" (tradução livre). A campanha tenta despertar na população a necessidade de darmos sempre bons exemplos para nossas crianças.

Um bom exemplo de que a publicidade também pode e deve contribuir para ações sociais fortes e com propósitos bem definidos.



Las películas pirata se ven mal, pero tú como papá te ves mucho peor

O slogan "Os filmes piratas são mal vistos, mas você como pai se mostra muito pior" (tradução livre, pois é um trocadillho em espanhol difícil de traduzir) forma parte de uma campanha anti-pirataria no México. Foi lançada em março de 2006 na Cámara Nacional de la Industria Cinematográfica y del Videograma (Canacine) e responsabiliza os pais pela atitute que seus filhos podem vir a ter pela vida ao comprarem filmes "piratas".

Usando argumentos como "Se você compra filmes piratas, eu posso roubar", acompanhados da frase "O que você está ensinando a seus filhos?" se pretende estabelecer uma relação direta e imediata entre comprar um filme pirata e ensinar aos filhos que podemos conseguir as coisas sem esforço.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

And the winner is...

... o comentário de número 13!!!!

sorteio2

Que linda a Luiza com este vestido super transado!
Uma fofaaa
Letícia Bavaresco | Email | Homepage | 30/03/07 - 8:46 pm
Letícia, estou entrando em contato com você por email.

Pessoal, adorei essa idéia do sorteio e já estou bolando outro para daqui há 2 meses. O brinde vai ser novamente artigos da flavoli.net, mas agora vão ser uns produtos novos que eu ainda não coloquei no site. Aguardem!! E vai ser com os posts de abril e junho. Então, continuem comentando!!

Já numerei os comentários

São 14 comentários nesse post que estão listados abaixo, com a numeração de cada um
14 - A Luiza para variar, linda...Aonde voce compra esses vestidos tao transados dela?? Beijos...
Adrianne | Email | Homepage | 30/03/07 - 9:50 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

13 - Que linda a Luiza com este vestido super transado!
Uma fofaaa
Letícia Bavaresco | Email | Homepage | 30/03/07 - 8:46 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

12 - Ela tá linda!
Que bom que vcs tem uma relação maravilhosa, né?
Só quem ganha é a Lu!
Bjs
Luciana | Email | Homepage | 28/03/07 - 8:10 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

11 - A Luíza está simplesmente linda com esse vestido, um verdadeiro charme!!!
Beijos mil!!!!!!
Ana Paula | Email | Homepage | 27/03/07 - 7:55 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

10 - Uma curiosidade... quem arrumou ela pra festinha???
Uma graça o vestido e os tic tacs no cabelo... cada dia mais fofa!!!
Bejus
Mari | Email | Homepage | 27/03/07 - 6:13 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

9 - Esse vestido florido ficou LINDO na Luiza....
= )
Ela parece bastante com o pai.....
bjs,
Vivian Vinhal | Email | Homepage | 27/03/07 - 3:43 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

8 - Que saudade deve ter ficado da sua pequena, hein??
Cristiane | Email | Homepage | 27/03/07 - 3:04 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

7 - Flávia,

é impresisonante como a Luiza é uma miniatura sua! É muito igual! Essa foto em que ela está de barriga nas bolinhas é muito igual a sua que fica do lado esquerdo do blog, uma de rosto!!!
Lindas! Mãe e filha encantadoras!

Beijinhos
Marina | Email | Homepage | 27/03/07 - 2:32 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

6 - O coração deve ter ficado apertadinho pra caramba né!!
Grande beijo
Bjokas
Dayse | Email | Homepage | 27/03/07 - 1:47 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

5 - Oi Flavia !!

Essa ultima foto da Luiza me fez lembrar a 1ª vez q visitei o seu blog ! Tinha uma foto da Luiza com uns 2 ou 3 meses , com uma foto do pezinho dela! nao mudou nadica! so cresceu !
uma fofa!
beijocona pra voces!
Olivia | Email | Homepage | 27/03/07 - 1:17 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

4 - É engraçado msm...da uma sensação d q estamos sozinhos...enquanto eles "filhos" estão feliz da vida...mas mãe é assim msm!!!
Bjos e fica com DEUS!
Dayanny Franco | Email | Homepage | 26/03/07 - 7:55 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

3- Da um vazio né, por mais que seja bom agente sente muita falta. Bjs.
Claudia | Email | Homepage | 26/03/07 - 1:55 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

2 - que bom que ele está sendo um pai presente! Parabéns eplo bom convívio de voces!
anna paula | Email | Homepage | 26/03/07 - 10:02 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

1 - Ela tá foférrima! E chamego de papai é tudo de bom, né?
Um beijo!
Dani Batalha | Email | Homepage | 26/03/07 - 8:30 am | #
Volto já com o resultado desse sorteio.

O post sorteado foi o 22

Dois patinhos na lagoa!!!! (rs). Vejam a tela do Oracle para não gerar dúvidas

sorteio1
Agora vou numerar os comentários. Volto já.

Vai começar o sorteio!

Bem, já numerei os posts de acordo com o critério estabelecido (posts de fevereiro e março em ordem cronológica ascendente). Segue abaixo a numeração:

1 - Para a gente pensar...
2 - Mais poses
3 - Há 3 anos
4 - A festa
5 - O dia do aniversário
6 - As fotos do dia 09/02/2007
7 - Soninho
8 - Uma pequena mudança
9 - Carnaval
10 - Sorteio no blog
11 - Aniversário da Vovó Clarisse!!
12 - Na praia
13 - Mais fotos da praia
14 - Vocês querem me perguntar alguma coisa?
15 - Sobre amametação
16 - Fotos fresquíssimas!
17 - Aniversário da Alice
18 - Pedido de oração
19 - Festa do Felipe
20 - Mais dois bons motivos para amamentar!
21 - Notícias do Vini
22 - Mais uma festinha
23 - Luiza tá gripadinha
24 - Metade dos casais com bebês briga para dormir mais, diz pesquisa
25 - Será que sai do papel??
26 - Como vai ser o sorteio?

Agora vou sortear o post. Volto já.

domingo, 1 de abril de 2007

Novo membro da família

20070401_catita

Pegamos ontem essa gatinha para adoção através da ONG SOS Vida Animal. É uma filhotinha fêmea que foi abandonada nas ruas de Nova Iguaçú uma semana atrás. As pessoas que a encontraram a batizaram de Liona mas nós preferimos Catita. Fomos buscar ontem em Copacabana e nem preciso dizer que a Luiza ficou apaixonada pela gatinha.

Assim que voltamos, deixamos a gatinha na casa dos meus pais (bem longe dos cachorros) pois tínhamos um festinha para ir (coloco as fotos depois). Quando voltamos da festinha já passava das 22hs e a gatinha estava dormindo. Luiza começou querendo pegar a Catita no colo e a gente avisando que e ela estava com sono e tal. Mas, sabem como é criança né? Não adianta falar. Acabou levando um unhada da gata e entendeu que não podia fazer o que ela queria.

Acho que essa é a lição mais importante que uma criança aprende com animais de estimação: respeitar os limites do outro. Tenho certeza que será um longo aprendizado, tanto para Luiza quanto para a Catita.

Vejam o video de hoje, feito assim que acordamos.