sexta-feira, 18 de março de 2005

Ainda mama??

Ultimamente tenho ouvido essa pergunta com frequência. O problema não é a pergunta em sim, mas a entonação da mesma. A enfâse no "ainda" passa sempre uma conotação de que o desmame já deveria ter ocorrido. Eu acho incrível como uma sociedade que aceita ver tantos peitos e bundas de fora por aí ainda se espanta em ver uma criança de um ano mamando no peito....

Só para ter uma idéia, olha o que está escrito na lata do leite Ninho que comprei para a Luiza (e ela não gostou): 'O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS DOIS ANOS DE IDADE OU MAIS'.

O Ministério da Saúde do Brasil determina como norma o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida, complementado com outros alimentos a partir desta idade e mantido
até o segundo ano de vida ou mais. Existe uma "Guia alimentar para crianças menores de 2 anos" elaborado pleo Ministério da Saúde que é imenso, tem mais de 150 páginas, mas a parte relativa à extensão da amamentação após o sexto mês de vida está na página 23 ("Duração do Aleitamento Materno"). Eu recomendo a leitura. O arquivo em PDF pode ser obtido aqui.

Essa recomendação é a mesma da Organização Mundial de Saúde e pode ser lida em inglês aqui.

E já que o assunto é amamentação e eu sei que muitas grávidas e mães com bebês recém-nascidos lêem o meu blog aproveito para disponibilizar alguns links excelentes sobre esse assunto:

  • Amamentação Online - Site Origem, Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno
  • Aleitamento.com
  • Mulheres de Peito - mães que ajudam outras mães a amamentar
  • Bancos de leite no Brasil
  • Passo-a-passo para um boa pega (em inglês)
  • Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar

    E para finalizar, uma foto minha e da Luiza em nosso momento mais sublime na festa de um ano dela.
    20050227_mamando
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário