quarta-feira, 28 de abril de 2004

Chupetas

Quando engravidei, eu e Juvenil decidimos que não iríamos oferecer chupetas à nossa filha. Essa decisão foi baseada em uma série de artigos que li, em informações que obtivemos no curso de amamentação e por acharmos muito feio uma criança com chupeta na boca.

O fato é que os bebês tem uma necessidade de sugar ENORME! A Luiza mama em livre demanda (o peito está a disposição dela a qualquer hora) e sem nenhum tempo pré-definido. No início, quando ela ainda estava aprendendo a mamar, foi tranquilo. Ela fazia um esforço muito grande para obter o leite e a necessidade de sugar era saciada. Agora ela já aprendeu a mamar e se satisfaz em menos de 10 minutos. Só que, as vezes, a necessidade de sugar ainda não foi saciada. Aí começava a briga! Ela queria continuar no peito, mas não queria que saísse leite.

Quando isso começou a acontecer ficamos preocupados. Conversamos com o pediatra e ele nos disse que dar ou não a chupeta seria uma decisão nossa, mas que os bebês não precisavam da dita cuja. Saímos da consulta ainda mais confusos.

Na lista de mães que participo nos orientaram a oferecer o nosso dedo mindinho para ela sugar. Isso saciaria a necessidade de sugar e, assim que ela dormisse, o dedo seria removido (o que não aconteceria com a chupeta). Fizemos e foi uma beleza! A Luiza ficava calminha. Mas tenho que confessar que não achei muito bonito um bebê chupando o dedo de um adulto. Além disso teve um monte de gente chata que ficava nos criticando. Apesar de estarmos convictos de nossa decisão não gostávamos de tanta gente metendo o bedelho na criação de noss filha. Paramos de oferecer o dedo ao menos em público.

Agora eu tenho insistido no peito. Normalmente ela mama um peito só a cada mamada. Quando ela começa a ficar irritada eu tiro ela do peito e ponho para arrotar. Se continua querendo sugar, eu ofereço novamente o peito que ela já mamou. Como o peito já está vazio, quase não sai leite e ela não fica irritada. Além disso, ela agora aprendeu a "chupeitar". Ou seja: consegue chupar o peito sem sair leite. Antes dela dormir, às vezes ela fica quase 30 minutos só "chupeitando" até pegar no sono. O chato é que eu fico "presa" até ela dormir. O lado bom é que estamos conseguindo resistir a tentação de oferecer chupeta.

Quem quiser saber mais é só clicar aqui.

*******

Fotos de hoje:

mobile
Esse é o móbile que a Luiza ama de paixão 

superbaby
Essa foto eu tirei hoje no soninho da tarde... não parece o Super Man??

Nenhum comentário:

Postar um comentário